Itapiranga entra em situação de emergência devido à estiagem

Assessoria de Comunicação

Perdas no setor agropecuário em virtude da estiagem e risco no abastecimento de água levaram o Município a decretar situação de emergência nesta sexta-feira, 30.

Além dos prejuízos agropecuários, principalmente nas lavouras e pastagens, outra situação que preocupa é a distribuição de água.

Granjas de suínos, aves e leite demandam por dia uma grande quantia de água potável, em razão de muitas fontes e reservatórios naturais secarem ou estarem com os níveis muito baixos.

Conselho Municipal de Defesa Civil recomenda e Município decreta situação de emergência 

Reunião para debater a situação foi convocada pelo presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, Sargento André Rauber. O encontro de membros do Conselho, representantes do governo municipal e de setores ligados à agropecuária, ocorreu na tarde de terça-feira, 27, junto ao Corpo de Bombeiros.

Após a exposição da situação, o Conselho deliberou em recomendar ao Município a publicação de um decreto colocando Itapiranga em situação de emergência. Com o decreto, produtores tem maior acesso a linhas de crédito, renegociação de dívidas e o Município de realizar ações emergenciais.

Levantamento de perdas e consequências se dá com base em relatórios produzidos pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Epagri, Secretaria de Administração, Departamento de Água e Secretaria de Assistência Social. O relatório será anexado ao decreto e enviado ao governo do Estado para reconhecimento.

O decreto será publicado no Diário Oficial dos municípios nesta sexta-feira, dia 30.


Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907