SÃO JOÃO DO OESTE

La. Beato Roque vai lançar livro da história da comunidade

Vandro Welter
La. Beato Roque vem crescendo durante os últimos anos

Nesta sexta-feira, 4, às 19h30 vai acontecer a solenidade de lançamento do livro que retrata a história da comunidade de La. Beato Roque. O ato será realizado junto ao pavilhão do clube e terá a presença de moradores da comunidade, convidados e interessados. Na solenidade o autor do livro, Roque Jungblut, vai apresentar como aconteceu a elaboração, especialmente na seleção das imagens e dos conteúdos. Igualmente haverá oportunidade de adquirir o livro ao preço de R$ 50,00.

De acordo com Roque Jungblut, o livro traz centenas de citações, referências e imagens. Inclui crônicas redigidas por pioneiros e outros comentários inseridos contextualmente. Segundo ele, o livro é uma iniciativa da comunidade, em comemoração ao jubileu dos 80 anos de fundação.

"A obra procura percorrer os caminhos dos pioneiros. De onde vieram, como viveram e como se organizaram nos primeiros tempos. A narrativa acompanha o desenrolar da história em seus aspectos infra estruturais, comunitários, educacionais, familiares, religiosos, culturais, esportivos e econômicos".

Conforme Jungblut, a formação da localidade de Beato Roque foi muito semelhante ao desenvolvimento das demais comunidades de Porto Novo. Por isso, a história que se narra no livro serve de referência para todas as comunidades rurais da região.

Os primeiros colonizadores de La. Beato Roque vieram em 1936. É uma comunidade formada por pequenos agricultores e nos últimos 20 anos adquiriu contornos urbanos com a instalação de diversas atividades comerciais e industriais e a multiplicação de trabalhadores do comércio e da indústria.

A organização do evento pede para que a população traga cadeiras, pois a apresentação será na área coberta em frente ao clube. Também pedem para que não esqueçam de usar máscara.


Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907