TURISMO

Parque Estadual do Turvo reabre na quinta-feira, 29

Fechado desde 17 de março, o local possui inúmeras atrações

O Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas, reabrirá na próxima quinta-feira. O parque que possui uma área de 174,9 km quadrados, estava fechado para visitação pública desde o início da pandemia do novo coronavírus. O local poderá receber novamente a população - máximo de 464 pessoas por dia - de quinta à segunda-feira, das 8h às 15h. No Salto do Yucumã, o horário máximo para saída da área de lazer é às 16h, e às 17h todos já devem ter deixado a área.

O gestor da Unidade de Conservação, Rafael Diel Schenkel, informa que será intensificada a higienização de todos os locais públicos do parque. Uma equipe de pelo menos quatro pessoas fará a higienização. Haverá fiscalização quanto ao atendimento das normas de proteção e distanciamento social. Devido à necessidade de controle de entrada e saída, será necessário o agendamento dos visitantes. É obrigatório o uso de máscara e álcool em gel, além de respeitar todas as determinações que visam a disseminação do vírus. Outra orientação, devido à pandemia, é de que a permanência no parque não passe de 3h. 

O valor do ingresso é de R$ 17,77 por pessoa. Crianças, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meio ingresso. O agendamento para as visitas ao local pode ser feito pelo número (55) 99918-3006, pelo WhatsApp. 

O parque 

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Parque Estadual do Turvo foi criado como Reserva Florestal Estadual em 1947. Passou à categoria de Parque Estadual no ano de 1954. Sua área concentra um dos maiores fragmentos da Floresta Estacional Decidual do Estado. 

O Salto do Yucumã é um atrativo especial, com 1,8 quilômetros de extensão e quedas d'água com até 12 metros de altura. Seguindo o curso do rio Uruguai, na divisa entre o Brasil e a Argentina, o salto foi formado devido a uma falha geológica que varia de 90 a 120 metros de profundidade. O "Grande Roncador", na língua tupi-guarani, o Salto do Yucumã é uma das maiores quedas longitudinais do mundo. 

O parque abriga muitas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o puma, o cateto, a anta, o pica-pau-rei, a jacutinga e o uru. No local são encontradas árvores com até 30 metros de altura, destacando-se o cedro, a grápia, a canjerana e o louro. Também existem diversas espécies de peixes, répteis, anfíbios, borboletas, insetos e fungos.

Orientações

É proibida a entrada com bebidas alcóolicas e animais domésticos. Também não é permitido o uso de fogo para quaisquer fins, assim como utilizar churrasqueiras. Igualmente é proibido fumar no interior da unidade de conservação e de fazer coleta de qualquer tipo de material, como rochas, plantas, flores, sementes, galhos, troncos ou insetos. Não é permitido tocar em animais e capturar qualquer espécie da fauna sem autorização. Também é proibido fazer imagens dentro dos limites do parque sem autorização, como books ou ensaios fotográficos e fotografias com fins comerciais. 

 

Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907