CORONAVÍRUS

Reformas e adaptações no Hospital de Itapiranga estão em andamento

Um grupo de empresários, entidades, instituições e lideranças formou uma comissão voluntária para adotar medidas de combate ao Coronavírus em Itapiranga. Nos últimos dias, ações estão sendo executadas por diversos voluntários, no hospital Sagrada Família e em estratégias prevenindo situações futuras. 

Na terça-feira, 25, estiveram reunidos na prefeitura alguns representantes da comissão de voluntários, juntamente com membros da administração municipal. Foram esclarecidos os objetivos de cada grupo, sendo que a municipalidade coordena a execução das ações do Comitê Municipal de Crise, que reúne integrantes de vários setores. Este comitê recebe e aplica regulamentações do sistema como um todo, SUS, Nacional, Estadual, Municipal, além de tomar decisões de responsabilidade dos órgãos públicos. Em decreto, a prefeitura nomeou membros da comissão de voluntários para também participar do Comitê Municipal de Crise.

Os representantes da comissão de voluntários, por sua vez, evidenciaram que o desejo é contribuir naquilo que for possível e legal, a fim de estarmos melhor preparados para uma possível piora no cenário do Covid-19. Ficou alinhado que o grupo segue com o objetivo de contribuir para a melhoria da estrutura básica do hospital, disponibilização e melhoria dos leitos e ajuda privada naquilo que o ente público não puder ajudar. Este também é o objetivo do próprio fundo com doações que foi criado. Não se trata de criar uma nova UTI ou de adotar procedimentos que não são aprovados pelos reguladores da saúde, mas sim ter a possibilidade de contribuir para melhorar o atendimento médico inicial aos pacientes suspeitos de coronavírus. Se houver pacientes com complicações mais aprofundadas, certamente serão tratados pela equipe médica dentro das possibilidades legais dos sistemas de saúde.

O Hospital criou um andar (terceiro pavimento) com 20 leitos exclusivos para atender pacientes com sintomas respiratórios, outro andar separado (segundo pavimento) com 20 leitos e dedicado para pacientes clínicos por outros diagnósticos que não respiratórios e está terminando um espaço chamado "Centro de leitos clínicos e isolamento respiratório Covid-19 com maior complexidade". Este espaço necessita de ventiladores e monitores, enquanto as adequações estão sendo feitas.

"Esperamos que não seja necessário atender pacientes em estágio mais avançado da Covid-19, mas precisamos estar prevenidos", afirma o diretor do Hospital, Dr. Alexandre Gomes Ribas. Diversas empresas estão contribuindo com materiais e mão de obra para reformas e adequações das instalações.

A comissão lançou uma campanha de doação de recursos. Uma conta exclusiva foi criada no Sicoob, em nome da Associação dos Empresários - Assemit. A prestação de contas será feita com total transparência. Neste primeiro momento, serão aceitas transferências bancárias, depósitos e nos próximos dias será disponibilizado um site, onde será possível efetuar doações com cartão de crédito. Juntos somos mais fortes!

DADOS PARA DOAÇÃO

Sicoob Creditapiranga

Banco: 756

Agência: 3072

Conta Corrente: 30.578-2

Associação dos Empresários de Itapiranga - Assemit

CNPJ: 05.220.978/0001-82

Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907