Região vive primeiro dia de quarentena

Camila Stuelp

Após decreto do governo do Estado de Santa Catarina, lojas e comércio considerado não essencial fecharam suas portas. A quinta-feira, 19 de março, mais parecia um domingo nos municípios da região.

Conforme o decreto, estão permitidos ficarem abertos estabelecimentos como farmácias, mercados e postos de combustíveis. Os demais devem fechar as portas, inclusive bares e restaurantes. Os serviços de delivery (entregas de comida) estão permitidos. Distribuição de entregas, entre elas dos Correios, estão mantidas, mas as agências devem ficar fechadas. 

Supermercados e farmácias devem tomar cuidados e limitar em 50% a capacidade de entrada de pessoas, para evitar aglomeração. Setores de saúde e de coleta de lixo também seguem funcionando. O governo destacou que as ações de fiscalização aumentaram a partir desta quinta-feira, com policiais auxiliando nas medidas impostas que, inicialmente, valem por 7 dias.


AULAS

Além do comércio, todas as aulas estão suspensas por 30 dias. A medida vale para a rede estadual, municipal e particulares. A UCEFF Itapiranga está de portas fechadas desde quarta-feira, 18, com atendimento nos canais digitais (whatsapp, facebook, instagram e outras). As aulas acontecem no ambiente online.


PREFEITURAS

O atendimento aos munícipes nas prefeituras também foi suspenso nesta quinta-feira. Em alguns casos, estão sendo desenvolvidos serviços internos, senão somente em forma de atendimento por telefone e plantões.


BANCOS

O atendimento nos bancos também foi suspenso nos municípios da região. A orientação é utilizar os canais digitais e caixas eletrônicos (consultas, depósitos, saques), tomando os devidos cuidados de prevenção. As lotéricas também suspenderam atendimento.


HOSPITAL

Os hospitais da região passaram a proibir visitas aos pacientes internados. Em nota, a Unidade Hospitalar de Itapiranga detalhou as medidas que estão sendo adotadas: 

- O Terceiro piso foi destinado a pacientes com sintomas respiratórios que tenham critério de Internação.

- As portas de entrada estão fechadas, o paciente só ingressa após relatar o motivo de consulta, se for o motivo sintoma respiratório, receberá uma máscara e álcool gel nas mãos. E só entrara o paciente, salvo que seja incapaz ou maior de 65 anos.

- Está terminantemente proibido visitas e acompanhantes, salvo em situação de incapaz ou maior de 65 anos que tem direito a um único acompanhante, sem trocas de acompanhantes.

- Todas as portas de circulação estão abertas para evitar o manuseio de fechaduras.

- Foram posicionadas cadeiras a cada dois metros para sentar em caso de espera, mas sempre que possível devem ficar ao lado de fora nas cadeiras posicionadas.

- A higiene com álcool e limpeza, que já era intensa, foi aumentada, otimizada, e o pessoal treinado para diminuir áreas de infecção.

- Estão sendo preparados mais 10 leitos de isolamento com banheiro e capacidade de receber respiradores em caso de progressão do vírus.

- Foram suspensos todos os tipos de atendimentos eletivos.

- O pessoal foi devidamente orientado em relação a atendimento, acolhimento, isolamento, higiene, desinfecção.

- Os funcionários de enfermagem estão recebendo roupas limpas para o trabalho e, em sua saída, são higienizadas para as próximas jornadas. 

- Orientação aos médicos para internação estritamente com critérios e necessárias!


CASOS

Até o início da tarde de quinta-feira, 19, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou 20 casos do novo coronavírus em Santa Catarina. Os casos confirmados foram registrados em: Florianópolis (6), Balneário Camboriú (4), Braço do Norte (3) Rancho Queimado (2), Joinville (2), Tubarão (2), São José (1). Além disso, Santa Catarina investiga outros 346 casos em todas as regiões do Estado e descartou 47 casos.

Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907