São João do Oeste celebra magia do Natal com várias novidades

Eventos alusivos iniciaram no sábado, 21, e encerram dia 28 de dezembro

Vandro Welter

É tempo de celebrar a magia do Natal, o encanto do final de ano e a renovação de um novo ano que está por vir. São João do Oeste preparou-se para esta 5ª edição do Weihnachtszeit (Tempo de Natal). Será um mês recheado de atividades especiais e alusivas que iniciaram no sábado, 21, e encerram no dia 28 de dezembro.

Em 2020 a programação precisou ser adequada à realidade do atual cenário vivenciado. Com a pandemia, eventos tradicionais como o acionamento das luzes e o desfile de Natal tiveram que ser reestruturados a fim de evitar a aglomeração de público na praça. Em contrapartida, surgiram grandes novidades na programação.

De acordo com a secretária executiva da ACISJO, Giane Finger, o Weihnachtszeit (Tempo de Natal) desse ano vai enfatizar o tema relativo a fé. Ela acredita que não poderia ter tema mais oportuno por ser um ano turbulento devido a pandemia. "É na fé que as pessoas encontram força e esperança de que dias melhores virão".

Conforme Giane, toda a programação foi planejada dentro dos protocolos de segurança no combate a Covid-19. "Não será permitida a aglomeração de pessoas nos eventos", ressalta. A secretária também elogia e agradece às empresas patrocinadoras: Lac Lélo, Sicoob e Cervejaria Fritz Bier.

FESTIVAL DOS PINHEIROS 

A programação oficial das festividades de Natal iniciou no sábado, 21, com o tradicional Festival de Pinheiros, que contemplou a instalação de 35 árvores ao longo da rua Santa Cruz e que foram decoradas por empresas parceiras do evento. A bandinha do bierwagen esteve deixando o clima festivo, passando por toda a rua, junto com a presença do padre, que abençoou os pinheiros e as pessoas que estavam fazendo a decoração.

No sábado, 21, foram abertas as inscrições para o concurso Ilumina São João. O objetivo é resgatar o espírito natalino e promover a reafirmação de valores universais, especialmente, a fraternidade, a solidariedade e a fé, despertando nos munícipes o desejo de colaborar com decorações natalinas em suas casas e comércio, dentro ou fora delas. Trata-se de um concurso de decoração de fachadas, que será dividida em duas categorias: residencial e comercial, com premiação para as três mais votadas de cada categoria. As inscrições estarão abertas até o dia 12 de dezembro e o resultado dos ganhadores será divulgado no dia 19.

DESFILE DE NATAL 

O tradicional desfile de Natal foi adaptado e estará passando pelas ruas da cidade no dia 12 de dezembro. O mesmo também vai contemplar as comunidades de Cristo Rei e Beato Roque, no dia 13, a partir das 20h. A sugestão dos organizadores é aproveitar a família e a tranquilidade do lar para curtir o desfile passando na frente de casa com muita música e a presença de personagens infantis, natalinos e o tão esperado Papai Noel. Nos dias 12 e 13, o pedido é que a população fique em casa.

VÍDEO-CHAMADAS DO PAPAI NOEL 

As crianças adorariam abraçar o Papai Noel com força, mas em virtude da pandemia isso não será possível. Pensando em proporcionar uma interação das crianças com o Papai Noel, a organização planejou a possibilidade de vídeo-chamadas. Nesse sentido, no dia 19 de dezembro, o Papai Noel estará realizando vídeo-chamadas para as crianças, possibilitando uma boa conversa com o bom velhinho. As ligações deverão ser agendadas na ACISJO, no fone 3636 1120 ou 998096093, a partir do dia 10 de dezembro, visto que as vagas serão limitadas.

LIVE DA ORQUESTRA CLAVE DE SOL 

Já no dia 27 de dezembro, a partir das 20h, será realizada a live da Orquestra Clave de Sol. A intenção é proporcionar um belo show musical. A orquestra é comandada pelo maestro Henrique Drebel e será transmitida online por meio das redes sociais.

ACENDIMENTO DE LUZES NATALINAS NA PRAÇA 

No dia 28 de novembro será realizado o acionamento das luzes de Natal da praça. Como não será permitida a aglomeração de pessoas no local, o formato do evento foi alterado. Das 20 às 21h será montado um circuito na rua Santa Cruz, pelo qual o público será convidado a passar de carro até chegar em frente à praça da matriz. Na praça serão recepcionados por belas canções, personagens de Natal e pelo padre Hugo Mentges, que estará fazendo a bênção de quem passar por lá no horário previsto. Nessa parada os visitantes poderão contemplar a iluminação da praça.


Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907