São João do Oeste decreta situação de emergência devido à estiagem

Na sexta-feira,13, o prefeito Fernando Bisigo decretou Situação de Emergência em São João do Oeste, devido ao período de estiagem, que vem ocasionando transtornos no abastecimento de água.

De acordo com o prefeito, desde o dia 23 de agosto vem sendo efetuado o transporte de água da ETA da cidade até a estação de La. Beato Roque. No decreto foram elencados os principais motivos que levaram a situação de emergência. Entre os pontos elencados estaria o período prolongado da estiagem. Já seriam três meses de redução do volume de água dos rios, córregos, mananciais, poços e escavados do município. A situação teria até mesmo comprometido o abastecimento para consumo humano.

Outro fator apontado tem a ver com a tendência pela continuidade da redução das precipitações pluviométricas para os próximos dias. De acordo com o decreto, o parecer da Comissão Municipal da Defesa Civil (COMDEC), seria favorável a declaração de Situação de Emergência. O prefeito salienta que a chuva registrada nos últimos dias foi excelente para lavouras, pastagens e agricultura em geral. Porém, não amenizou a questão de fornecimento de água potável.

É importante que a população do Perímetro Urbano colabore, evitando desperdício de água. Está proibido o uso de água tratada para regar grama, hortas, bem como, lavar carros e calçadas. Haverá fiscalização para coibir desperdícios. O decreto tem vigência de 180 dias

Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907