VERÃO

Sensação térmica chega a 40ºC na região

30 Janeiro 2019 15:39:00

Região Sul é assolada com o aumento das temperaturas

Tiago Butzge / Dados: Epagri CIRAM e Clima Tempo
Itapiranga

Quarta-feira, 30, o dia mais quente do ano, ou porquê não dizer o dia mais quente do verão até o momento. A temperatura chega aos 34ºC no termômetro em frente ao Sicoob, em Itapiranga, às 15h, mas a sensação térmica pelas ruas da cidade alcança os incríveis 40ºC. A sensação de abafamento é resultado da combinação da alta temperatura com a umidade relativa do ar, o que torna o calor ainda mais insuportável.

Já na cidade vizinha, São João do Oeste, às 13h o termômetro localizado na entrada da cidade marcava 33ºC. Em Tunápolis o termômetro marcou 34ºC às 15h.

De acordo com o site meteorológico Clima Tempo, a previsão para a quinta-feira, 31, é que as temperaturas continuem elevadas, permanecendo na casa dos 38º C. Já para sexta-feira, 1º, a temperatura deve chegar aos 39º C, com ocorrência de pancadas de chuvas em diversas regiões. Em seguida, uma frente fria chega e deve amenizar as temperaturas. O site ainda prevê que no sábado, 2, haja em torno de 35 mm de chuva e no domingo deve haver em torno de 25 mm.

De acordo com a Epagri CIRAM, o verão segue com temperaturas acima da média climatológica em todas as regiões de SC. Em fevereiro, ondas de calor devem manter a temperatura alta no estado, inclusive no período noturno, por vários dias consecutivos. No fim de março e em abril começam a chegar as primeiras massas de ar frio, porém a previsão para o início do outono neste ano vai depender da configuração do El Niño.

Atenção à incidência extrema de radiação solar

A atividade solar mais intensa em períodos de estação mais quente já é por si só um fator mais preocupante para os cuidados com a pele. Em dias como os últimos, com céu livre de nuvens, a incidência de radiação solar pode chegar a níveis mais extremos. Como a tendência é que a ausência de nebulosidade se mantenha até quinta ou sexta-feira, o índice dos raios ultravioleta deve ficar igual ou acima de 11, o que é considerado extremo.

Conforme a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, os horários mais seguros para atividades ao ar livre são antes das 10h e depois das 16h, quando a quantidade dos raios UV é reduzida. A exposição aos raios de sol contribui para o desenvolvimento do câncer de pele. Em dias com calor extremo, como hoje, é imprescindível o uso de protetor solar, óculos de sol, bonés ou sombrinhas para amenizar o calor.


Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907