REGIÃO

Tentativas de golpes aumentam durante a pandemia

Tiago Butzge

"Era domingo à noite, em torno de meia-noite e quinze. Estava eu e minha mãe em casa. Havia me deitado para dormir fazia uns 20 minutos, quando o telefone toca. Digo alô e ouço um jovem chorando e dizendo: 'pai me ajuda, aconteceu o que nós temíamos, eu fui sequestrado. Pai, preciso que deposite R$ 5 mil'. Era uma tentativa de golpe". Este e outros relatos estão se tornando corriqueiros na região nos últimos meses.

De acordo com a Polícia Militar de Itapiranga, os golpes mais aplicados atualmente são pelas redes sociais como Facebook e WhatsApp. Além disso, por telefone fixo, onde é aplicado o golpe do falso sequestro ou de problemas em viagem com algum parente. Não existe uma faixa etária específica que os golpistas tentam atingir, porém, existem faixas etárias que se tornam mais vulneráveis a cair nos golpes. Hoje as pessoas da melhor idade (idosos) são as que mais caem neles.

A PM destaca que com o Coronavírus os golpes aumentaram, porém, não havendo um número exato de pessoas lesadas, pois muitos preferem não fazer um Boletim de Ocorrência e nem fazem questão de denunciar.

A PM relata alguns cuidados que devem ser tomadas no dia-a-dia. "Prestar mais atenção em sua volta, no que está fazendo. Muitos caem no golpe por estarem desatentos ou distraídos nas redes sociais. Não aceitar pessoas que não conheça e muito menos passar dados e telefones de contato. Em caso de ligações telefônicas, a orientação é evitar atender ligações de códigos de áreas diferentes, não passar nomes de familiares para quem você não conheça. Além disso, não se desesperar e se sentir ameaçado. Deve-se imediatamente entrar em contato com algum familiar ou até mesmo ligar para o 190 (Emergência) e explicar o ocorrido", destacam.

DICAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES 

- Nunca entregar cartões bancários ou documentos a pessoas desconhecidas;

- Não se deixar levar pelo papo de desconhecidos, mesmo que a pessoa seja simpática e tenha boa aparência;

- Sempre desconfiar de ofertas muito tentadoras ou negócios muito vantajosos;

- Nunca fornecer dados pessoais por telefone ou a desconhecidos;

- Evitar ir ao banco no dia do pagamento do salário ou benefícios e nos dias de maior movimentação;

- Em bancos, procurar apenas funcionários identificados;

- Cuidar com as redes sociais e ligações telefônicas;

- Em caso de dúvidas sempre ligar para o 190.

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907