SAÚDE ANIMAL

Médica Veterinária Kelly Scholz atende Pet's à domicílio em Itapiranga

Tiago Butzge

Desde muito nova, Kelly, de 22 anos, teve interesse em lidar com animais. Moradora da comunidade de La. Presidente Becker/Itapiranga, é filha de Afonso Francisco Scholz e Afonsina Royer Scholz. "Por volta dos 4 anos de idade, quando me pediam o que queria ser quando crescer, a resposta sempre era: médica veterinária. Acredito que pela proximidade que tive com os animais por morarmos no interior e ter contato com várias espécies além do incentivo dos meus pais de permitirem este contato e educarem de forma a cuidar e preservar. Quando entrei na graduação, as áreas que mais me identifiquei foram de pequenos animais e selvagens. Fiz diversos estágios nas áreas durante meus 5 anos de graduação. O resultado disso é a vontade de reforçar a área da medicina veterinária de pequenos animais e selvagens no município de Itapiranga contando com a facilidade que produtores rurais e habitantes da cidade possam ter com o atendimento em domicílio.", destaca Kelly.

A médica veterinária presta atendimento em domicílio e atende animais pet num geral, desde cães e gatos, até animais selvagens. Atende aves como calopsita, periquito, papagaio, trinca ferro, entre outros pássaros; pequenos mamíferos como coelhos, chinchilas, porquinhos da índia, esquilo da Mongólia ou Gerbyl, hedgehog; répteis como cágados, jabutis, lagartos, entre outros.

Para solicitar o atendimento à domicílio, basta o tutor do animal ligar no 3678 8522 ou enviar mensagem pelo WhatsApp 99124 5105 e detalhar a ocorrência. "É importantíssimo explicar a situação do animal, prestando atenção no que ele faz, as alterações que ele possui e passar a localização correta. Em seguida, a médica veterinária se deslocará até a residência, onde realiza uma consulta clínica e dará um diagnóstico ou então encaminha o animal para realizar exames complementares. Lembre-se: os animais não falam, por isso da importância dos exames quando solicitados!", ressalta.

Kelly destaca também a importância da medicina veterinária preventiva. Ela tem por objetivo evitar que os animais adoeçam e que repassem doenças (zoonoses) aos humanos. Por exemplo, você sabia que existem vacinações obrigatórias para cães e gatos? A vacina contra a raiva é obrigatória para estes animais, por se tratar de uma zoonose de alto risco. O ideal é a realização da vacina há cada ano. Cães e gatos são animais de estimação com muita proximidade com os humanos e outros animais, por isso a importância de barrar a transmissão de doenças por eles, animais vacinados corretamente não contraem a doença e não a transmitem !. Outras vacinas também são de suma importância. A vacina polivalente em cães tem como objetivo imunizar o animal contra várias doenças, dentre elas uma zoonose, a leptospirose, além de cinomose, parvovirose, coronavirose, parainfluenza, adenovírus tipo 2. Estas doenças podem causar a morte de filhotes se não vacinados, e é necessária manter a dose anual em animais adultos para manter níveis de imunidade contra as doenças citadas. Além da vacinação contra a giardíase e traqueobronquite infecciosa canina.

Já nos gatos, a vacinação múltipla ou polivalente também é de suma importância, as doenças que podem ser evitadas com a vacinação são, principalmente, rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia, clamidiose e leucemia felina, também necessitam de reforço anual para manutenção da imunidade dos mesmos.

CONSULTA DE MANEJO É NOVIDADE EM ITAPIRANGA:

A consulta de manejo é utilizada em casos de intensão de aquisição de animais selvagens, que são animais diferentes de cães e gatos, sejam pequenas aves, papagaios, coelhos, porquinhos da índia, hedgehog, cágados, entre outros. O ideal antes da aquisição destes animais é consultar um profissional, que conhecerá a rotina e irá informar tudo sobre aquela espécie, seu temperamento, hábitos, alimentação, melhor local para manter o animal, sobre a interação com outros animais da casa ou que pretendem adquirir. Além disso, poderá orientar a pessoa sobre os locais de aquisição certificados e legais, assim evitando problemas futuros.

Caso a pessoa já possua o animal, a consulta de manejo também pode ser realizada para auxiliar e reestruturar o manejo alimentar e de ambiência. É uma forma de medicina veterinária preventiva, onde evita-se o adoecimento do animal pelas causas mais comuns decorrentes principalmente pela nutrição e manejo inadequados vindos de pesquisas da internet. Cada animal é um ser com particularidades individuais, consulte um médico veterinário capacitado para tirar suas dúvidas.

Entre em contato com Kelly Scholz Vet Pet e agende uma visita. Fones para contato (49) 3678 8522 ou (49) 99124 5105 (WhatsApp).


Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907