Sicredi Celeiro RS/SC realiza 1º Intercoop

Cooperativas escolares tiveram momento de troca de vivências e experiências

Divulgação

Você já pensou em como seria o mundo se nossas crianças e adolescentes fossem incentivados a cultivar sentimentos de respeito - umas com as outras e com o planeta -, igualdade, independência, educação, informação, democracia, sustentabilidade e liberdade?

Esses são alguns dos termos que podem ser usados para ajudar a descrever os sete princípios do cooperativismo: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.

São esses princípios que norteiam as ações cooperativas pelo mundo afora e que são trabalhados pelas cooperativas escolares da Sicredi Celeiro RS/SC, que com o intuito de integrar as cooperativas escolares realizou na terça-feira, 24 de setembro, o 1º Intercoop. O evento, que ocorreu na sede da Associa, no município de Três Passos, reuniu alunos, professores, e a presidência da Cooperativa.

Em sua fala de boas-vindas aos estudantes, o presidente da Sicredi Celeiro RS/SC, Vitor Rizzardi, comentou sobre a importância das cooperativas escolares para a formação humana das crianças e adolescentes. "O projeto abre portas, traz conhecimento e oportunidades que formam cidadãos mais cooperativos e responsáveis, com espírito empreendedor e de liderança", lembra Rizzardi. Além disso, reforçou que ações como esta tornam a cooperativa mais próxima das comunidades, de forma a incentivar seu desenvolvimento.

Em um primeiro momento, aconteceu a apresentação das cooperativas escolares dos municípios de Tenente Portela e Derrubadas, que já estão em atividade. Os estudantes que compõe o quadro social das mesmas falaram sobre as suas vivências através de apresentações artísticas e teóricas, de forma a oportunizarem as novas cooperativas - dos municípios de Sede Nova, Miraguaí e Vista Gaúcha - conhecer as práticas e o funcionamento do sistema cooperativo.

Na parte da tarde os professores Vianei Hammerschmitt e Felipe Bozzetto coordenaram atividades e jogos a fim de incentivar o espírito cooperativo e o trabalho em equipe.

O que são cooperativas escolares? 

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas.

Tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.

A Sicredi Celeiro RS/SC possui atualmente cooperativas escolares nos municípios de Derrubadas e Tenente Portela e está em processo de implementação nos municípios de Sede Nova, Vista Gaúcha e Miraguaí.


Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907