Artigo

Gestão democrática na educação infantil

23 Agosto 2018 00:00:00

Claudia Padilha

Hoje mais do que nunca os alunos têm acesso a todo e qualquer tipo de informação, mesmo eles estando na educação infantil, o acesso às várias mídias é inevitável. Evidencia-se dessa forma a necessidade de um professor da educação infantil estar preparado, de participar cada vez mais, na ajuda dos temas e trabalhos que melhor convir para a realidade da sua turma.
Neste sentido, compartilhar decisões significa envolver toda a comunidade escolar. Dentro deste prisma, quando as decisões da escola são tomadas em conjunto, a probabilidade de que se obtenham sucesso é bem maior.
A democratização surge para fixar novas ideias e estabelecer, na instituição, uma orientação transformadora, a partir da dinamização da rede de relações e que ocorrem no contexto interno e externo da escola.
Por democratização entende-se que é uma forma de melhoria da convivência humana, que se constrói na cultura do povo e sua história. Num convívio pela busca do exercício coletivo e participativo de uma comunidade junto ao poder público, fortalecendo a democracia, ou seja, os agentes de uma comunidade são coautores das ações de uma sociedade da qual fazem parte. (Borda nave 1994, pag.8) afirma que "Democracia é um estado de participação".
O processo de gestão escolar deve ser democrático e vai além de uma gestão administrativa.
A figura do gestor escolar, neste processo de planejamento, é de grande importância, pois cabe ao gestor escolar dar esclarecimentos teóricos a toda Comunidade no que diz respeito ao planejar coletivamente, incentivar as potencialidades para se tornarem ações criativas e inovadoras e garantir o diálogo no processo, a fim de que todas as decisões sejam de acordo com a realidade escolar. Assim, torna-se possível uma educação mais humana e democrática.
Assim, a existência da liberdade, do respeito, da fraternidade e companheirismo no processo de planejamento participativo são fatores preponderantes para a realização de uma ação conjunta e coerente. Por conseguinte, atingiremos a conscientização, sendo esta a melhor maneira de conseguir mudanças de atitudes, com relação a inúmeras ideologias impostas pelo sistema dominante, pois, caso contrário, permaneceria a comunidade com a visão alienada em que vive.
Dentro deste cenário de democratização na educação infantil, o professor é desafiado a mudar diariamente concepções, quebrar paradigmas assumir papéis dentro dos novos princípios da educação, ter postura ética e cidadã. Este caminho será significativo para a formação de uma nova mentalidade, desenvolvendo uma boa ação escolar.

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