Coronavírus: como afeta nossa região?

Camila Stuelp

As secretarias estaduais de saúde divulgaram nesta terça-feira, 17, 301 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na segunda-feira, 16, contabilizava 234 casos. 

Santa Catarina tem sete pessoas diagnosticadas com a doença, além de 109 casos suspeitos em análise. Os municípios com diagnósticos confirmados são: Florianópolis, Rancho Queimado, Joinville e Braço do Norte.

O Hospital Regional de São Miguel do Oeste notificou a Vigilância Epidemiológica de um primeiro caso suspeito de Coronavírus , nesta terça-feira. O paciente relatou ter viajado para uma convenção em São Paulo na semana passada.

Diante da pandemia, as recomendações da Organização Mundial da Saúde são de evitar aglomerações de pessoas e contato físico. Na região, as medidas já alteram o funcionamento de órgãos públicos, escolas, empresas e calendário de eventos.


AULAS

A rede pública estadual e municipal de Itapiranga anunciou na tarde desta terça-feira, 17, a suspensão das aulas em todas as escolas e creches por 30 dias, a partir de quinta-feira, 19. A medida vale também para os educandários particulares. De acordo com o secretário da Educação de Itapiranga, Nelson Klein, a decisão está em conformidade com a determinação do Estado e foi tomada em conjunto, em reunião com a direção de todas as escolas.

Na UCEFF Itapiranga, as aulas presenciais foram migradas para plataforma digital, a partir desta terça-feira. A medida vale para os cursos presenciais e semipresenciais híbridos. Já as aulas de pós-graduação estão suspensas. A Reitoria da UCEFF informa que esta medida segue até o dia 29 de março. "Atividades que reúnam mais de cem pessoas em locais fechados, como colações de grau, estão suspensas até segunda ordem, bem como palestras e eventos desta magnitude", destacou a instituição.


FÓRUM E DELEGACIA

O atendimento ao público externo no fórum de Itapiranga está suspenso. Por determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina ficam canceladas todas as audiências agendadas até o dia 31 de março. O fórum de Itapiranga mantém expediente interno e as pessoas que necessitam de atendimento devem ligar para o telefone (49) 3631-8400.

Na Delegacia de Polícia, o atendimento também está suspenso. Registros de boletins de ocorrências devem ser feitos de forma online pela Delegacia Virtual. Serviços do Detran SC também devem ser encaminhados pelo site.


EVENTOS

Intercâmbios e encontros de idosos também estão cancelados em Itapiranga, a partir da quarta-feira, 18. A fase municipal dos Jogos Abertos da Terceira Idade, marcados para sexta-feira, 20, também foi suspensa. Os encontros quinzenais dos grupos ficam cancelados por tempo indeterminado.

A Paróquia de Itapiranga emitiu comunicado nesta terça-feira, cancelando todas as reuniões e encontros previstos até a Páscoa. As missas, para os próximos 15 dias, também estão suspensas.

A Cooper A1 emitiu nota na segunda-feira, comunicando a suspensão de eventos promovidos pela cooperativa que preveem aglomeração de pessoas como, por exemplo, reuniões e treinamentos com cooperados.

O Campeonato Estadual de Futebol Amador, que estava previsto para iniciar no dia 29 de março, também foi temporariamente suspenso. Outras competições esportivas também passam por avaliação e possivelmente terão jogos cancelados.

Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907