Odontologia não é mais sinônimo de dor. Trate do seu sorriso

Dra. Pâmela Giulia Schoeler

A endodontia é a especialidade odontológica que trata da parte interna do dente, sendo mais popularmente conhecida como tratamento de canal. Ele é realizado no canal dentário, a partir da extração da polpa, a qual, pode estar inflamada, infectada, ou até mesmo morta, dependendo do estágio em que se encontra.

Após essa remoção, é feita toda a descontaminação do conduto, sendo preenchido através da obturação, que nada mais é que um material que irá proteger o dente de outras infecções, mantendo a funcionalidade e estética do elemento dentário, e evitando a extração do mesmo. 

Os principais sintomas que indicam que é necessário o tratamento de canal, ou a procura de um profissional da área são: dor de dente, que pode se apresentar de diversas maneiras e ser potencializada na ingestão de alimentos frios, quentes e doces, traumas aparentes, dente escurecido, inchaço (bolhas de pus ou sangue ao redor do dente inflamado), dificuldade na mastigação, fratura dentária que pode ter ocasionado a exposição do nervo. 

Esse tratamento é indicado em casos de cáries profundas, causando sensibilidade ou afetando a parte interna do dente, ou quando há alguma lesão ou inflamação no elemento. Ele tem por objetivo cessar a dor e sensação incômodo e evitar situações piores. 

O tratamento endodôntico (ou tratamento de canal), é um procedimento dentro da odontologia que sempre despertou de alguma forma medo ou receio nas pessoas, por normalmente ser associado a dor e também pela quantidade de sessões para sua realização. Porém, é importante estar ciente que a última forma possível de salvar o dente, é o tratamento de canal dentário, e caso haja insucesso do mesmo, implica na sua perda. 

A endodontia tem muitas dúvidas frequentes por parte dos pacientes, como quando o tratamento deve ser realizado. Referente a isso, é basicamente em duas situações, uma que é quando a polpa dentária se encontra inflamada, por algum trauma ou cárie, ou quando já houve sua necrose, sendo uma infecção que necessita ser tratada. 

Em relação a dor, muitos pensam que o dente só deve ser tratado em casos em que há sua presença, mas perante a isso deve-se ter cuidado, pois nem sempre ela vai existir. Os casos em que a polpa se encontra necrosada é um exemplo no qual haverá um desconforto ou outros sinais já citados anteriormente, mas não apresentará dor como em casos de polpa viva. Por isso, ausência de dor nem sempre é saúde. 

A endodontia encontra-se em constante evolução, trazendo tecnologia para seus tratamentos, como localizadores foraminais, instrumentos mecanizados e ultrassom. Estando aliada à novos conceitos e técnicas, é possível oferecer aos pacientes maior segurança e eficiência no tratamento, assim como conforto e melhor previsibilidade em seus resultados. É muito bom poder oferecer aos pacientes o que há de mais moderno nessa área e desmistificar essa forma de tratamento. 

Ressaltando sempre que prevenir é melhor do que tratar, por isso a importância das consultas periódicas ao dentista, evitando situações mais graves. Lembre-se: seu sorriso é seu cartão de visita, uma boca bem cuidada reflete a saúde de todo o corpo. 

Dra. Pâmela Giulia Schoeler 

* Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) - Bacharel em Odontologia - formada em 2018; Facesc Faculdade - Pós-graduada em Endodontia. Instituto Ipel - Curso de Extensão em Cirurgia Oral. 

* CURSOS COMPLEMENTARES: V Jornada Acadêmica de Odontologia - participante - 2014; Congresso de Odontologia ABCD e 1º Osseofix do Oeste Catarinense Titanium Fix - participante - 2014; Curso de Saúde Bucal - 2014; Curso de Noções em Primeiros Socorros - 2014; Emcod - participante - 2015; Curso Internacional "Neville in Brazil" - 2015; Liga Acadêmica de Estomatologia e Patologia Bucal - 2015; Meeting de Odontologia Estética - participante e organização - 2016; Programa de extensão: Sorriso para a vida - 2016; Liga Acadêmica de Saúde da Família - 2016; VII Jornada Acadêmica de Odontologia - Saúde Bucal: uma prática integrada - 2016; Projeto de Extensão: Vivências e Experiências na realidade do Sistema Único de Saúde no Oeste Catarinense (VER-SUS/OESTE) - 2016; Meeting de Odontologia Estética - participante e organização - 2017; Curso de Excelência em Facetas - Ênfase em Lentes de Contato - 2017; Curso de Área Livre Excelência em Planejamento Reabilitador Estético - 2018. 

Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907