SC tem oito regiões em risco gravíssimo e sete em risco grave

RCN

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira (27) os dados da Matriz de Risco Potencial. Pela nova classificação oito regiões do Estado encontram-se em nível gravíssimo (vermelho), sete regiões em nível grave (laranja) e uma região com nível alto (amarelo). Nenhuma região está em nível moderado (azul).

A última vez que o estado registrou uma região em situação com nível alto (amarelo) foi em 11 de novembro, quando o Extremo-Oeste foi classificado nessa situação. 

Em comparação com a semana anterior, a região do Extremo-Oeste foi reclassificada para o nível de maior atenção enquanto a região do Extremo-Sul passou de grave para alto. 

Houve uma redução nos índices de transmissibilidade, sendo que a apenas a região do Médio Vale do Itajaí encontra-se em nível gravíssimo para este quesito. Todas as outras encontram-se em nível grave. 

A capacidade de atenção que mede o índice de ocupação de leitos ainda segue preocupante em sete regiões que estão em nível gravíssimo, ao mesmo tempo as regiões do Extremo Sul, Carbonífera e Laguna foram classificadas no nível mais baixo, ou seja, moderado (cor azul). 

Mudanças na divulgação da Matriz 

A partir da próxima semana a Matriz de Risco que avalia as condições da Covid-19 passará ser divulgada aos sábados, com dados coletados nas sextas-feiras. As alterações e medidas sanitárias passarão a ser aplicadas na segunda-feira subsequente. 

O objetivo desta alteração na data da divulgação e do início das ações necessárias é proporcionar às atividades e municípios maior prazo para realização de adequações e restrições sanitárias, diante de eventuais mudanças de classificação e facilitar a organização dos órgãos fiscalizatórios. 

Com isso, a próxima matriz será divulgada no dia de fevereiro e, alterações necessárias diante de novas classificações passarão a ser aplicadas a partir do dia 8.

Imagens


EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907