ITAPIRANGA

Secretaria da Saúde agenda 25 cirurgias de Pterígio

25 Janeiro 2019 14:26:00

Assessoria de Imprensa

O anuncio é do prefeito em exercício, médico Fernando Girardi. Conforme ele, na próxima terça-feira, 29, a Secretaria Municipal de Saúde estará levando 25 pacientes do município para realizar a cirurgia de pterígio, na cidade de Iporã do Oeste.

Dr. Fernando salienta que os procedimentos serão realizados pelos mesmos profissionais que atuam nos mutirões de cirurgias de catarata, realizados em 2018, quando mais de 100 pacientes de Itapiranga foram contemplados. 

O prefeito em exercício chama a atenção que as cirurgias de pterígio a serem realizadas na próxima semana, serão gratuitas para os beneficiados, uma vez que terão cobertura através do CIS-Ameosc. Girardi destaca a importância do Governo Municipal ter aumentado para R$ 3,00 habitantes a contribuição ao consórcio regional de saúde, o que tem possibilitado a realização dessas cirurgias, assim como a realização de exames de alta e médica complexidade; entre eles, o exame de ressonância magnética, pelo qual anteriormente havia grande fila de espera e que agora as pessoas estão sendo atendidas de forma mais breve. 

PTERÍGIO 

É uma membrana fibrovascular (popularmente conhecida como "carne no olho") que surge sobre a córnea. Esta membrana é semelhante à conjuntiva, que é a membrana encontrada sobre a esclera e a parte interna das pálpebras. 

Normalmente, o pterígio encontra-se localizado no canto interno dos olhos, mas também pode aparecer no canto externo. Embora esta lesão não apresente etiologia infecciosa, pode afetar a visão. 

Como manifestação clínica, o pterígio, além de dificultar a visão, apresenta prurido, sensação de areia nos olhos, fotofobia, lacrimejamento e hiperemia ocular (olho vermelho).



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907