CORONAVÍRUS

Tunápolis cancela Efacitus e caso suspeito em Itapiranga

Camila Stuelp

Diante do avanço da pandemia do coronavírus, os municípios da região estão tomando medidas de prevenção. As recomendações da Organização Mundial da Saúde são de evitar aglomerações de pessoas e contato físico.

O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência em todo o Estado na terça-feira, 17. Com o decreto, estão suspensos por 30 dias em SC eventos de qualquer porte (independentemente do número de pessoas), e por sete dias os serviços de transporte municipal, intermunicipal e interestadual.

Empresas, restaurantes e hotéis também não devem abrir as portas, conforme o decreto. No entanto, serviços essenciais como farmácias, mercados e postos de combustíveis devem seguir funcionando, além de serviços funerários, de gás e água.

O governador disse que o número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina já é "muito maior" que os sete divulgados pelo Ministério da Saúde. Segundo o secretário de Saúde, Helton Zeferino, não é mais possível identificar a origem de todos os casos confirmados em Santa Catarina.

Nesta quarta-feira, gradualmente as empresas começam a fechar as portas, cumprindo o decreto do Estado.

As aulas na rede pública estadual e municipal estão suspensas por 30 dias, em todos os municípios, a partir de quinta-feira, 19. Na UCEFF Itapiranga, as aulas presenciais foram migradas para plataforma digital, desde terça-feira.

EFACITUS CANCELADA

Na manhã desta quarta-feira, 18, o presidente da CCO da 14ª Efacitus anunciou oficialmente o cancelamento da feira, que tinha data marcada para 24, 25 e 26 de abril. Segundo ele, a medida foi adotada levando em consideração a pandemia do coronavírus, além da estiagem que assola a região e principalmente a agricultura do município. O prefeito, Renato Paulata, lembra que o orçamento da feira pode ser redirecionado para a saúde pública, objetivando o combate ao coronavírus, ou ainda, caso seja necessário, pode ser destinado aos agricultores do município, caso a estiagem continue.

CASO SUSPEITO

Foi anunciado na terça-feira, 17, um caso suspeito de coronavírus em Itapiranga. O secretário da Saúde de Itapiranga, Davino Rauber, afirma que a pessoa está de quarentena e sob investigação. A partir desta quarta-feira, as unidades de saúde estarão atendendo somente casos de urgência e emergência. "Pessoas saudáveis não devem procurar a rede de saúde, principalmente porque ali se pode estar em um ambiente de transmissão", afirmou o secretário. Exames de laboratório e agendamentos também ficam suspensos.


Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907