64ª Erntedankfest - Parte 01

05 Abril 2016 13:29:00

A partir desta edição, o Jornal Globo Regional, parceiro da comunidade, irá iniciar a divulgação gratuita da 64ª Erntedankfest. Com o compromisso de levar a todos os leitores um pouco da história do evento, bem como de toda Paróquia, publicaremos 4 reportagens, contribuindo para o bom êxito da programação.

Igreja Matriz São João Berchmans.jpg

No dia 11 de maio de 1952, foi instalada oficialmente a Paróquia de São João, pelo então bispo de Palmas, Dom Carlos Eduardo Sabóia Bandeira de Melo, tendo como Padroeiro São João Berchmanns. O primeiro vigário foi o Padre Afonso Hansen da ordem dos Jesuítas. Foi ele que implantou esta festa já em 1952 para agradecimento da safra, uma ideia que ele trouxe da Alemanha em uma viagem de estudo que havia feito.

Sempre, no primeiro domingo de maio de cada ano, é realizada esta festa. A igreja é internamente enfeitada com frutos da terra plantados aqui na comunidade, frutos estes trazidos pelos nossos agricultores, tais como milho, cana de açúcar, aipim, batata doce, laranjas. Também o pavilhão de festas é enfeitado com produtos agrícolas. Dia após a festa tudo é recolhido e levado pelo agricultor para a sua propriedade e lá ser aproveitado. Nos últimos anos alguns empresários, trazem antes da missa, uma mercadoria ou um produto feito pelo seu estabelecimento e o colocam junto ao altar. 

É uma promoção da Paróquia São João Berchmans, que nos últimos anos está acontecendo em parceria com o Hospital Santa Casa Rural, com divisão dos lucros após o evento.

A comissão organizadora trabalha para receber um grande público em virtude do envolvimento que ocorre com as comunidades do interior de São João do Oeste e municípios vizinhos. No município, é forte e atuante o espirito comunitário. A tradição trouxe até o seu povo o amor pelo canto, música, danças folclóricas alemãs e preservação da língua e costumes germânicos.  Por isso para edição deste ano, uma extensa programação está sendo preparada. Também ocorre a tradicional Ação Entre Amigos, com o sorteio de vários prêmios, onde a maioria foi doada por empresas e paroquianos de São João do Oeste.

Na próxima edição voltaremos com mais informações alusivas a Erntedankfest. Desde já, o amigo leitor está convidado de forma especial para participar da programação.

Imagens

EDITORIAS

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Globo Regional