26 de Agosto de 2010 - 09:59
Escolas fecham para desinfecção
Jornal de Pomerode
Na segunda-feira, 23/08, todas as escolas de Pomerode ficaram do mesmo jeito: de portas fechadas. O motivo foi o mesmo que fechou, na semana anterior, três creches do município: o Rotavírus. Os C.E.I. Rosa Borck, Ruth Koch e Reimar Ehlert tiveram seus atendimentos interrompidos para que pudessem ser realizadas as medidas para evitar a proliferação do vírus, que é um dos mais comuns entre as crianças de zero a cinco anos.
Uma semana depois, a medida foi estendida aos demais centros de ensino de Pomerode. Todos os prédios e materiais que as crianças utilizam tiveram que ser esterilizados, com o intuito de extinguir de vez os casos de rotavírus. Na última edição do Jornal de Pomerode, a Secretária de Educação e formação empreendedora, Nelci Schotten, conversou com a redação e informou que o convívio entre as crianças faz com que esses surtos aconteçam ocasionalmente, e que todas as medidas preventivas estavam sendo tomadas.
Luiz Harmel, da Vigilância Epidemiológica de Pomerode também esclareceu as dúvidas sobre o vírus. “Estamos enviando para todas as escolas uma cartilha de como prevenir o contágio, tentando assim diminuir o número de casos na cidade”.
O Jornal de Pomerode acompanhou parte da desinfecção feita pelos professores e funcionários da escola Vidal Ferreira. A diretora da escola, Dóris Selhorst, informou que desde a manhã de segunda-feira, as atividades de limpeza estavam sendo realizadas. “Normalmente já fazemos essa limpeza, inclusive em julho todos os matérias passaram pelo mesmo procedimento, mas para evitar que os alunos, e até mesmo os professores se contaminem, voltamos ao trabalho para limpar tudo”.
O mutirão também aconteceu nas demais instituições da cidade. “A vigilância deixou uma cartilha do que tínhamos que fazer, e a partir dela que limpamos tudo”, confirmou a diretora. Até mesmo os materiais utilizados nas aulas de educação física foram lavados com os produtos recomendados pela vigilância. “Brinquedos, almofadas, materiais de sala de aula, as próprias carteiras, tudo passou pelo processo de desinfecção”.
Um exemplo a ser seguido, adotado no ano anterior pela Vidal Ferreira, é a instalação de pias e a disponibilidade de álcool em gel em todas as salas da escola. “Já tínhamos adotado na época da gripe, e não retiramos depois que acabou a epidemia. É uma maneira de prevenir contra qualquer outro vírus, além de aumentar os hábitos de higiene de nossos alunos”, relatou a diretora.
Na terça-feira, 24/08, após a desinfecção realizada, todas as escolas pomerodenses voltaram a funcionar normalmente.
Jogo Rápido
• O Rotavírus diminui a absorção de água e sais minerais no organismo, aumentando o ritmo do intestino, levando a uma grave desidratação.
• O principal sintoma da doença é a diarreia grave.
• As crianças são as mais vulneráveis, mas adultos também podem ser contaminados.
• A transmissão é feita por via fecal-oral, ou contato de pessoas com pessoa.
• O período de incubação varia entre quatro e dez dias.
• Seu tratamento é feito através de água e soro (caseiro ou industrializado).
• Para prevenir, são necessárias medidas de higiene como lavar as mãos, controlar a água utilizada nos alimentos, o destino adequado dos esgotos, etc.
galeria de imagens
Jornal de Pomerode - Todos os direitos reservados
Rua Araranguá, 99, Centro, Pomerode, CEP 89107-000 Fone(47) 3387-0642, e-mail: jornaldepomerode@terra.com.br
$msg