Balneário Piçarras formam 70 alunos no programa de orientação profissional

23 Dezembro 2018 21:37:38

O programa que começou em setembro e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Balneário Piçarras e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

atende.jpg
Foto: Divulgação
"A gente quer para nossos filhos o que não tivemos, por um motivo ou outro, então, quando vem um projeto como este, que muitos de nós não pode pagar, temos que abraçar e apoiar"

"Depois de tudo que aprendi sei que, quando for procurar um emprego, terei mais chance de entrar no mercado de trabalho", disse a estudante de Balneário Piçarras, Maria Clara Kons Rech, de 13 anos de idade, que recebeu no último dia 11, o diploma da conclusão do programa de Orientação Profissional para o Mundo do trabalho, juntamente com outros 70 colegas.

Ela é uma das participantes do programa que começou em setembro e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação de Balneário Piçarras e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma oportunidade de orientação para a escolha de uma futura profissão, além de fomentar uma aprendizagem significativa.

"Estávamos há muito tempo tentando viabilizar esta condição, de trazer o SENAI para formação dos jovens ainda na fase do ensino fundamental e este ano foi possível. Sabemos que este projeto vai trazer muitos frutos para estes jovens que precisam de uma orientação profissional e um melhor caminho educacional após o seu período na escola", declarou o Coordenador do SENAI, Geferson Luis dos Santos.

Nesta primeira etapa, participaram do programa alunos do 7º ano do ensino fundamental que estudam nos períodos vespertino e matutino, nas escolas municipais Francisca Borba e Felicidade Pinto Figueiredo.  As aulas foram realizadas no contra turno escolar. Os temas abordados durante o programa tinham foco na área de tecnologia, com unidades curriculares em robótica, automação, eletricidade, montagem e manutenção de computadores empreendedorismo e inovação.

Segundo a secretária de Educação, Laureci Bernadete Schneider Pereira, o número de vagas disponíveis para o programa de Orientação Profissional para o Mundo do trabalho, deve aumentar em 2019, com abertura de mais quatro turmas de estudantes, de outras duas escolas da cidade. "Já estamos com esta programação no nosso calendário para o ano que vem, pois percebemos que as crianças se interessam e os pais nos apoiaram neste projeto que começou lá em 2013, quando iniciamos nossa parceria com o SENAI", disse a Secretária.

O prefeito Leonel José Martins (PSDB), lembrou do sonho de ter em Balneário Piçarras um Escola Técnica do SENAI e ressaltou que os primeiros passos já estão sendo realizados através deste projeto que foi um sucesso. "A nossa ideia é ampliar o programa para todas as escolas do município. Esperamos que num espaço muito curto de tempo, nós tenhamos um número significativo de estudantes neste projeto que, para nós, é o projeto social mais importante que desenvolvemos hoje na nossa cidade", destacou.

Assistindo aos depoimentos, estava a mãe da Maria Clara, que falamos lá no início do texto. A Dona Aline, observava a diplomação da filha e imaginava o futuro da jovem. "A gente quer para nossos filhos o que não tivemos, por um motivo ou outro, então, quando vem um projeto como este, que muitos de nós não pode pagar, temos que abraçar e apoiar. Eles estão numa fase que tem a mente aberta para as novidades e nos cursos estes estiveram ocupados e não na rua ou em casa sem fazer nada. Agora eles têm a chance de ter um futuro bem melhor", falou a mãe orgulhosa.

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio