Escola São Brás e CIEF utilizam horta orgânica na merenda e no ensino escolar

As plantações das hortas são feitas pelos próprios alunos e servem como prática de ensino durante as aulas

Horta - Guilherme Venancio1.jpeg
Foto: Guilherme Venâncio
As hortas são totalmente orgânicas

Utilizadas para estudos e para uma alimentação saudável dos alunos, as hortas orgânicas da Escola São Brás e do Centro Integrado de Ensino Fundamental Professora Mirian Geny Friedrichsen (CIEF), atendem cerca de 1.400 alunos da rede municipal de ensino. Os alimentos colhidos são utilizados para a alimentação dos alunos como um complemento a merenda já disponibilizada pela Secretaria de Educação.

“Na segunda recebemos da secretaria os alimentos para os alunos. Todas as verduras e legumes que chegam são utilizados no mesmo dia. De terça a sexta utilizamos os alimentos produzidos pela própria horta da escola”, conta a cozinheira da Escola São Brás, Vanessa Aparecida Ribeiro.

As hortas são totalmente orgânicas e a qualidade do alimento fresco é percebida pelos próprios alunos. “Minha família tem plantação em casa e é muito bom ter uma horta na escola também. A comida fica mais gostosa”, complementa o aluno dos anos iniciais da Escola São Brás, Gustavo Becker.

As plantações das hortas são feitas pelos próprios alunos e servem como prática de ensino durante as aulas. “Toda a terra da horta é preparada para que os próprios alunos estudem e plantem as mudas da horta”, enriquece o projeto a diretora do CIEF, Terezinha Elizabeth Pinto.

Entre as principais plantações das escolas estão alface, acelga, rúcula, cebolinha verde, repolho, salsinha, agrião, milho, aipim e tomate-cereja. Chás também são produzidos, dentre eles boldo, hortelã e cana-de-cheiro.

 






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio