O time de basquetebol feminino da Escola de Educação Básica Alexandre Guilherme Figueredo conquistou o quinto lugar na Olimpíada Escolar do Brasil (15 a 17), disputada em Curitiba, na última semana. Em sua primeira participação em uma competição desta envergadura, o time venceu dois jogos, dos três que disputou, e foi um dos destaques do torneio.
Na estreia, as meninas, que representaram Santa Catarina, venceram o Alagoas por 40 a 43. A derrota foi para Mato Grosso do Sul, no segundo jogo, por 52 a 39. O terceiro jogo foi contra o Paraná. Por problemas de ausência de jogadoras da equipe da casa, o jogo foi encerrado com o placar de 20 a 0 para Santa Catarina.
"Esse problema nos prejudicou, pois precisávamos de uma pontuação maior para seguir na competição", lamentou o treinador, Oswaldo Moreira Junior. Além disso, a equipe catarinense jogou sem uma das suas principais jogadoras: Josiane Ferreira da Silva. "Ela quebrou a mão em uma competição anterior e desfalcou a equipe", acrescentou.
Apesar de todas as dificuldades, Oswaldo não deixou de comemorar a quinta colocação em uma competição nacional que reuniu 27 estados. "Foi muito interessante, já que nossa equipe ainda poderá jogar mais dois anos nessa competição", citou, referindo-se a idade base da equipe, que é de quinze anos.
Entretanto, o treinador acredita que o desempenho poderia ter sido melhor caso a equipe tivesse acesso a outros recursos de preparação física. "É uma competição de alto nível e o desgaste físico pesou muito no final da temporada", ressaltou. "Uma fisioterapeuta cedida pelo Estado nos acompanhou na competição e ficou muito preocupada. As meninas fizeram até acupuntura", finaliza.