Dávila Yasmim, de Penha, conquista ouro em Copa de xadrez em Jaraguá do Sul

Dávila Yasmim foi campeã geral feminino e campeã sub-12 da Copa Colégio Evangélico, em Jaraguá do Sul (dias 9 e 10)

Xadrez Penha.jpeg

Mais um talento do xadrez de Penha desponta no ranking dos melhores enxadristas do Estado. Dávila Yasmim foi campeã geral feminino e campeã sub-12 da Copa Colégio Evangélico, em Jaraguá do Sul (dias 9 e 10). Dávila venceu a atleta de Jaraguá do Sul bicampeã de xadrez escolar 2018/2019, e faturou o troféu – informou o professor e treinador Maico da Costa, da Fundação Municipal de Esportes (FME).

Já a campeã, Mariana Nara da Costa, também liderou e levantou o prêmio do sub-9 feminino, e assegurou ainda o 4° lugar no geral feminino. Henrique Carvalho garantiu o 4° lugar no sub-10 masculino e 11° lugar no geral masculino. A ascensão de Henrique e Dávila segue os passos de Mariana.

A enxadrista Dávila tem 11 anos e estuda na Escola Municipal Horacina Soares Francisco, na Cohab, a mesma unidade em que estuda Mariana, com quem treina em conjunto. “O nível técnico de ambas é semelhante”, avalia Maico. Já Henrique tem 10 anos e estuda na Escola Municipal João Batista da Cruz, no Mariscal. E Dávila joga a categoria sub-12, onde o nível técnico das competições é mais forte.

Mariana já é campeã da Liga Norte de Xadrez, em Navegantes, e a quarta melhor do Brasil em sua categoria (até o 4º ano do Ensino Fundamental). Ela avançou no ranking nacional após garantir a quarta colocação, em setembro último, na cidade mineira de Caxambu, onde disputou o Brasileiro Escolar da modalidade. E estará em dezembro no Sul-Americano da modalidade, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Os enxadristas de Penha são alunos do Projeto Contraturno, da FME.

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio