260 anos da Capela de São João serão celebrados com muita cultura

Para comemorar o aniversário, a Prefeitura se uniu à Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande (AMAPG) e a própria coordenação da Capela de São João para organizar o “1º Armação Cultural”

Capela São João Batista...jpg
Foto: Divulgação
“A capela é o marco que simboliza o início da nossa história”,

A programação do evento cultural para celebrar os 260 anos Capela de São João Batista, localizada no bairro de Armação do Itapocorói, foi confirmado nesta quinta-feira, 11. Ele acontece no próximo dia 27, das 14h às 21h, quando o grupo Tarrafa Elétrica decreta o fim das celebrações.

Para comemorar um aniversário tão importante, a Prefeitura se uniu à Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande (AMAPG) e a própria coordenação da Capela de São João para organizar a 1ª edição do “Armação Cultural” - uma extensa programação, com shows, apresentações, exposições, feira de livros e artesanato, entre outras atrações durante quase todo o dia de sábado.

“A capela é o marco que simboliza o início da nossa história”, resume o Prefeito de Penha, Aquiles da Costa. “Foi em volta dela que cresceu a Armação do Itapocorói e o próprio município de Penha. Trata-se de um edifício histórico, do qual devemos nos orgulhar e preservar”, completou.

“A capela é a terceira igreja mais antiga de Santa Catarina”, aponta o diretor de cultura de Penha, Eduardo Bajara. Construída em 1.759, além de cerimônias religiosas, serviu durante mais de 100 anos como sede de registros de nascimentos, batismos, casamentos e óbitos da região compreendida entre a Barra do Itapocu (ao norte) e o Rio Camboriú (ao sul).

“Será uma festa muito bonita, e toda a cidade está convidada a prestigiar esse dia tão importante”, chama o coordenador da igreja local, Romário Bento. Hoje, a Capela é uma das atrações turísticas da cidade, e além de patrimônio histórico e cultural de Penha, também busca seu reconhecimento como patrimônio do estado. No ano passado, a prefeitura de Penha assinou termo de cooperação com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) com objetivo de viabilizar a restauração e preservação do edifício e seus objetos sacros.

Também já estão confirmadas tendas de exposição cultural sobre a pesca, com exibição de confecção de redes, cerâmica e rendas, fotos, vídeos de pessoas da comunidade, doces de origem açoriana, feirinha de livros da Academia de Letras de Penha, além da venda de churrasco artesanal (espetinho), pastel, bolo, sopa e bebidas no salão comunitário da Igreja. “Vai ser um evento muito interessante. Intenso a nível cultural e tendo como foco a nossa Capela de São João Batista” confirmou o presidente da AMAPG, Gilberto Manzoni.

 

 

PROGRAMAÇÃO

14h - Abertura do evento

15h – Sarau e capoeira

15h30 - Teatro do caçador de baleias    

16h30 - Boi de mamão, Banda da UNIVALI, apresentação Academia de Letras, apresentação de poesias

18h - Apresentação Tartaruga de Mamão,

18h30 - Coral Laci            

18h45 - Coral UNIVALI  

19h15 - Sarau

19h - Missa        

20h45 – Coral da UNIVALI

21h – Show Tarrafa Elétrica

Imagens

Capela São João Batista...jpg





14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio