Balneário Piçarras confirma data para hastear a Bandeira Azul

09 Novembro 2018 13:03:52

A Prefeitura de Balneário Piçarras confirmou para o dia 13 de dezembro o hasteamento da Bandeira Azul, certificação internacional que atesta uma série de condições positivas à orla

Prolongamento Beira Mar (2).JPG
Foto: Felipe Bieging
“Queremos colocar a bandeira hasteada na ponta do Molhe, se tornando além de um símbolo, um ponto turístico, harmonizando-se ao cenário natural”

Anote na agenda: 10h do dia 13 de dezembro no Molhe Norte da praia de Balneário Piçarras. Neste dia, a Prefeitura vai hastear a Bandeira Azul, que passará a tremular em alusão à certificação internacional obtida pelo município e que atesta o balneário piçarrense como um local de águas limpas, preservado ambientalmente e com infraestrutura.

“Queremos colocar a bandeira hasteada na ponta do Molhe, se tornando além de um símbolo, um ponto turístico, harmonizando-se ao cenário natural”, adiantou o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Marcos Zaleski. O evento está incluso na programação dos 55 anos de emancipação de Balneário Piçarras.

Preservação ambiental, qualidade da água do mar, acessibilidade e infraestrutura – distribuídos em 34 quesitos – foram analisados pelos gestores do programa para conceder ao município o direito de hastear a bandeira. Nem todos ainda foram cumpridos pelo município, que trabalha para finalizá-los.

“Até o dia 13 cumpriremos com todos os critérios estabelecidos pelo programa. Já programamos a instalação de um banheiro contêiner no trecho e o plano de trabalho das ações ambientais que irão ocorrer durante a temporada de verão”, confirmou Marcos. A certificação foi obtida no mês de setembro e é válida para a temporada 2018/2019.

Para a divulgação do Programa, a Prefeitura elaborou um Plano de Propaganda que será aplicado em parceria com a iniciativa privada. “Na próxima semana estaremos lançando o chamamento público em busca de apoio para a viabilidade e a divulgação do programa”, detalhou, Marcos

O trecho certificado compreende da descida da Avenida Getúlio Vargas até a descida da Rua 2660, na orla Norte. O setor ainda deve sofrer modificações, como por exemplo, a implantação de banheiros, vagas de estacionamento exclusiva para idosos e portadores de deficiências e sinalização. Além disso, vai passar a obter um programa de coleta de resíduos diferenciado, limpeza intensificada, atividades de educação ambiental e rígido controle de balneabilidade.

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, apenas cinco estão no Brasil.






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina