Barra Velha inicia estudos específicos sobre a orla marítima

19 Fevereiro 2018 09:43:36

Após sofrer com ressacas em 2017, Governo Municipal decidiu investir pesado para contratar estudos inéditos que apontem possíveis soluções para evitar futuras novas erosões nas orlas

Felipe Bieging, jornalista
Ressaca BV (7).JPG
Foto: Fe
"Os projetos e estudos contemplam a análise hidrodinâmica de toda a costa de Barra Velha”

A Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema) oficializou a contratação da empresa Alleanza Projeto e Consultoria. Ao valor de R$ 340 mil, ela vai elaborar análises de concepção e projeto relativo à erosão marítima e de recuperação da faixa de areia de toda a região costeira do município - um trabalho inédito na cidade.

A contratação se baseou no "Decreto Municipal de Situação de Emergência nº 1.182 de 29 de setembro de 2017", que foi estipulado por conta das fortes ressacas que destruíram diversas regiões de Barra Velha. O contrato foi assinado no último dia 30 de janeiro, em processo realizado por dispensa de licitação, chancelado justamente pelo decreto.

"Os projetos e estudos contemplam a análise hidrodinâmica de toda a costa de Barra Velha. Os projetos serão em virtude dos pontos apontados pelo estudo. Porém, já sabemos da Península, Pedras Brancas e Negras, Tabuleiro e Grant", adiantou o presidente da Fundema, Leandro Haupt. Os estudos darão uma noção mais ampla sobre correntes e erosões.

"Esses estudos e projetos vão ao encontro da proposta do prefeito Valter Zimmermann de planejar, organizar e desenvolver o município. Além da concepção de obras costeiras, teremos o pleno conhecimento das correntes marítimas que atuam em nossa orla, o que trará mais segurança para tomarmos decisões necessárias neste ambiente", completou o presidente.

Somente no ano passado, Barra Velha sofreu com duas ressacas: nos meses de maio e setembro. Elas destruíram diversos recantos da cidade, que precisaram ser reconstruídos de forma paliativa - principalmente por conta de serem atrativos turísticos. As recuperações, entretanto, somaram quantias milionárias.

A Alleanza é uma empresa bastante conhecida em ações deste porte. Ela, por exemplo, desenvolveu os estudos e projetos para recuperação da praia de Balneário Piçarras. 






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina