Cartórios de Registro Civil passarão a emitir RG, CPF e passaporte

07 Maio 2019 09:10:04

A cartorária de Balneário Piçarras, Angela Moser, confirmou que o município vai estar incluso na descentralização

foto_25038.jpg
Foto: Divulgação

Em breve, os cartórios de Registro Civil estarão aptos a emitirem a carteira de identidade, CPF e passaporte a qualquer cidadão. A descentralização para emissão dos documentos - saindo das mãos da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Federal - já foi autorizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cartorária de Balneário Piçarras, Angela Moser, confirmou que o município vai estar incluso na descentralização

O primeiro passo para os cartórios auxiliarem o Poder Executivo nos serviços públicos relacionados à identificação é a assinatura de um convênio, que precisará ser firmado entre a associação que representa as chamadas serventias de registro civil de pessoas naturais e o órgão que emite determinado documento. Angela complementou que aguarda esse convênio para dar início ao serviço. Contudo, ainda não há uma data oficial.

O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, espera diminuir a burocracia para se obter um documento de identificação. Além de estender a rede de atendimento para os cidadãos, a medida da Corregedoria também amplia o rol de serviços prestados pelos cartórios que atualmente já registram nascimentos, casamentos e óbitos. “A medida possibilita que esses convênios sejam firmados para facilitar a vida do cidadão”, disse.

O valor dos emolumentos, como são chamadas as taxas cobradas pelos serviços dos cartórios, também será objeto da análise. Após a validação do convênio, os cartórios serão credenciados e matriculados para prestar os serviços públicos de registro civil das pessoas naturais.

 

 

Imagens

foto_25038.jpg





14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio