Certificação do Selo Social reconhece organizações de Balneário Piçarras

04 Março 2019 08:49:18

Foram criados 85 impactos sociais no município de Balneário Piçarras, com 16 mil atendimentos e o envolvimento de 11 mil crianças e 4 mil adolescentes

SELO SOCIAL 2018 (2).jpeg

Na última terça-feira (26), no Museu Oceanográfico, a Secretaria de Assistência Social, junto ao Instituto Abaçaí, reconheceu treze organizações e 29 projetos de Balneário Piçarras com o Selo Social 2018. Três setores da comunidade foram certificados, Poder Público, empresas privadas e sociedade civil organizada que realizaram cerca de 85 impactos sociais para o município.

 "O Selo Social visa reconhecer e valorizar publicamente às iniciativas dos três setores na realização de ações e projetos que sejam positivos para a comunidade, estimulando o desenvolvimento social local", analisa a secretária de e Assistência Social, Ana Paula Stiebler. A certificação consiste em um Selo que reconhece organizações socialmente responsáveis.

O Poder Público de Balneário Piçarras recebeu certificação em 8 órgãos, que são: Centro de Referência da Assistência Social, Fundação de Meio Ambiente de Balneário Piçarras, Fundação Municipal de Cultura, Instituição de Acolhimento Refúgio, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria Municipal de Educação de Balneário Piçarras, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Secretaria de Turismo. A

A Apae, Associação Caminhar Juntos, Instituição de Acolhimento Refúgio, Mar de Peixes Pescados, Sítio Caminho Novo e Univali também foram contempladas com o Selo.

"O Selo Social tomou uma proporção muito grande e estamos muito felizes com o resultado. Tivemos impactos sociais em todas as áreas, como saúde, educação, cultura, inclusão, meio ambiente e outros", comemora a presidente do Instituto Abaçai, Carina Giunco. Foram realizados mais de 16 mil atendimentos. Cerca de 11 mil crianças e 4 mil adolescentes foram beneficiados de alguma forma pelos projetos.

Em 2019, o Programa Selo Social entra no seu 5º e último ciclo, iniciando suas atividades no dia 19 de março. Vale ressaltar que o processo é totalmente gratuito aos participantes, graças ao investimento de empresas locais que ofertam, juntamente com o Instituto Abaçaí Brasil o Programa Selo Social. As empresas que auxiliaram no processo são, Newell, Marpex - Mar de Peixe Pescados e Vetter empreendimentos, além do apoio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Univali recebe o Selo Social em Balneário Piçarras

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) também recebeu o Selo Social em Balneário Piçarras. A condecoração veio após a Univali ter cumprido os Objetivos de Desenvolvimento Local (ODL) de "Educação" e "Meio Ambiente” em dois projetos desenvolvidos.

No segundo ciclo de participação, a Univali inscreveu e foi reconhecida pelo projeto "Menos Lixo, Mais Consciência" e pelo "Programa de Visitas no Museu Oceanográfico", ambos coordenados pelas funcionárias Gabriela Philippsen e Ellen Charlo Vanzuita dos Santos - do Departamento de Educação do Museu Oceanográfico da Univali.

O reconhecimento foi entregue ao professor José Carlos Machado, vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali, e ao professor Jules Marcelo Rosa Soto, coordenador e curador geral de Museus da Fundação Univali e diretor do Campus Balneário Piçarras. A equipe envolvida com as iniciativas de destaque também esteve presente na cerimônia.

Por meio das iniciativas destacadas, alcançaram-se mais visitas da comunidade escolar da cidade nas exposições do Museu, de forma gratuita, e foram realizadas ações de sensibilização da população sobre o uso excessivo de plástico e os problemas ambientais que o material pode causar no oceano. Ao total, foram mais de 1.200 pessoas envolvidas nestas atividades.

O Selo Social é um programa de certificação concedido a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demostrem compromisso social com a comunidade, por meio de ações que visem o meio ambiente, educação, economia, cultura, saúde, inclusão, política e urbanização do Município.

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina