Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul é formado em Balneário Piçarras

09 Abril 2018 09:06:20

Grupo auxiliará a cidade a cumprir critérios internacionais do Programa Bandeira Azul; próxima reunião com os 30 membros será dia 16, às 19h, no Centro Cultural Luiz Tellles

capaOrla Norte.jpg
Foto: Smart Films
Balneário Piçarras tem que se adequar a 26 recomendações apontadas pelo relatório do Instituto Ambientes em Redes - responsável pelo programa no Brasil

Balneário Piçarras formou na última quarta-feira, 4, o Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul. Das 47 pessoas presentes, 30 aceitaram participar ativamente e já formam o comitê, que foi criado para garantir que todos os critérios estabelecidos sejam cumpridos para hastear a Bandeira Azul na praia.

LEIA MAIS: Setor Norte da praia de Balneário Piçarras recebe projeto Bandeira Azul

“O membro do comitê gestor tem uma grande responsabilidade. O comitê é permanente e deve planejar as ações para que o município cumpra com os critérios e, depois, permaneça cumprindo ano a ano”, frisou o assessor de Meio Ambiente Marcos Zaleski, que conduziu a primeira reunião.

Os 34 critérios internacionais do programa foram apresentados, junto da explicação sobre os fatores externos e internos que estão ligados a balneabilidade de Balneário Piçarras. O comitê já marcou a próxima reunião para o dia 16 de abril, às 19h, no Centro Cultural Luiz Telles. A nova reunião também será aberta a participação da comunidade.

Balneário Piçarras tem que se adequar a 26 recomendações apontadas pelo relatório do Instituto Ambientes em Redes - responsável pelo programa no Brasil. As recomendações são relacionadas aos 34 critérios internacionais do Bandeira Azul no mundo. “Já na próxima reunião, o comitê irá discutir critério por critério do programa, sugerindo ideias e planejando ações para o cumprimento de cada um deles”, explicou Marcos.

Para o prefeito Leonel José Martins (PSDB), a comunidade precisa estar diretamente envolvida em todo o processo. “Nós só vamos conseguir cumprir com todos os critérios com a ajuda da nossa população. Temos que nos empoderar deste programa, que vai criar um grande diferencial para nossa cidade”.

DOIS ANOS

A cidade tem até dois anos para cumprir com todos os critérios. Após o cumprimento, o município deixa a fase piloto e inicia o processo para a certificação. Com a bandeira hasteada, se torna necessário anualmente encaminhar documentação comprobatória, para confirmar que os critérios estão sendo seguidos.

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é uma certificação internacional que tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações educativas. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, apenas cinco estão no Brasil. "A nossa praia já é conhecida no estado como uma praia de aguas limpas. A certificação vem reconhecer este atributo, criando ainda mais valor à nossa cidade e todos os produtos e serviços aqui oferecidos", frisou o prefeito, comemorando o dado de que das últimas 80 análises da água da FATMA, o local tem oferecido qualidade própria de água aos banhistas.

Imagens


14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina