Evento cultural celebrará 260 anos da Capela de São João Batista

Grupo privado e público estão se unindo para promover um dia inteiro de atrações artísticas culturais para comemorar a data histórica do prédio que já é um patrimônio histórico da união

FELIPE BIEGING, JORNALISTA
Capela São João Batista (2).jpg
Foto: Felipe Bieging | JC
“Vai ser um evento muito interessante.

A Associação dos Moradores e Amigos da Praia Grande (AMAPG), Conselho Pastoral da Capela e a Prefeitura de Penha preparam um evento cultural para comemorar os 260 anos da ordem para a construção da Igreja São João Batista. A comemoração acontecerá no dia 27 de abril e terá sua programação anunciada publicamente na próxima semana.

A programação terá música, artesanato, manifestações artísticas, gastronomia e outras atrações.  “Vamos lançar a programação oficial na próxima semana. Mas, basicamente, teremos atrações artísticas culturais durante todo o dia, começando às 14h e indo até às 23h”, confirmou o presidente da AMAPG, Gilberto Manzoni.

“Vai ser um evento muito interessante. Intenso a nível cultural e tendo como foco a nossa Capela de São João Batista. Uma homenagem a esse marco histórico. É a terceira capela mais antiga de Santa Catarina” complementou Manzoni. O foco da ação é justamente valorizar a cultura local e a história da capela.

A Capela de São João Batista é datada de 1759 e foi construída em alvenaria de pedra ajuntada, com argamassa de cal do mar e areia. Fica até hoje localizada em região privilegiada, na elevação da extremidade sul da enseada do Arraial de Itapocorói - como era chamada a localidade à época. As linhas retas, ao estilo colonial é um marco característico das construções da época que se conservam até hoje.

O prédio - que foi tombado como patrimônio histórico da união em 1998 - tem problemas com rachaduras, infiltrações, umidade e goteiras. Ela já foi restaurada entre 2005 e 2007 - após um incêndio em criminoso. Em dezembro de 2017, a Prefeitura Municipal de Penha e a Fundação Catarinense de Cultura assinaram um termo de compromisso, para atuarem em parceria a fim de concretizar o processo de recuperação e preservação do prédio e suas imagens sacras.

 






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio