Adjori/SC
ae
1
2
3
4
Últimas
Excesso de velocidade na Quinta dos Açorianos preocupa moradores
Ezequiel Diaz Savino
Barra Velha
9/9/2013 16:52:17
A falta de calçada para pedestres e um espaço para a circulação de bicicletas coloca em risco os moradores, que diariamente se deslocam do bairro até o centro e são forçados a circular pela via

 A circulação de veículos em alta velocidade na rua Vice Prefeito José Patrocínio de Oliveira, que conecta o Centro como bairro Quinta dos Açorianos e passa pela frente do Fórum da Comarca, tem sido tema de reivindicação de moradores, diante de casos de atropelamentos, de pessoas e animais silvestres. A falta de calçada para pedestres e um espaço para a circulação de bicicletas coloca em risco os moradores, que diariamente se deslocam do bairro até o centro e são forçados a circular pela via, diante da imprudência de motoristas.

O morador Wagner Figueredo foi testemunha do atropelamento de uma capivara que atravessava a rua por das 19h. O motorista do veículo, que não chegou a frear a tempo pelo excesso de velocidade, tentou levar o animal para si antes de que o animal morresse. "O que era para ser um passeio bonito com a minha esposa acabou sendo uma lembrança amarga. O motorista ficou nervoso porque o impedi de levar a capivara e liguei para os bombeiros. Quase que sou agredido. Liguei para a polícia, mas ninguém veio ", denunciou Wagner.

Embora não exista nenhuma placa ao longo da rua, são poucos os motoristas que circulam prudentemente. Muitos caminhoneiros se arriscam ao acelerar próximo aos pedestres.  A moradora e comerciante da Quinta, Marlene Urbin, destacou que é perigoso para os pedestres circularem pela pista de dia e ainda mais de noite. "Falta sinalização da pista. Na primeira curva de entrada ao bairro as pessoas invadem a pista contrária na curva e outros se perdem", disse Marlene, que destacou que na rua Patrocínio do Oliveira os pedestres são forçados a andar pela pista porque não há calçada construída para circular.

O diretor de Trânsito Cesário Luz informou ao JC que foram ouvidos os pedidos da comunidade e está pautada a colocação de uma lombada na frente do fórum e outra próxima ao condomínio, na entrada ao bairro. "No local das lombadas será colocada uma placa para reduzir a velocidade a 30 e depois não vamos liberar alta velocidade na via, já que o correto será 40Km/ph", explicou Cesário.

O secretário de Planejamento Urbano, Guilherme Stein também informou que dentro do cronograma de obras da prefeitura, está o projeto de um calçadão com passeio ao longo da lagoa. A obra seria dividida em duas fases e o início da primeira parte do projeto depende da liberação de verbas de emendas parlamentares já destinadas. "Até agora não temos definição do prazo de liberação", explicou.

O anuncio da liberação dos recursos para o calçadão foram anunciados em abril por parte da prefeitura municipal. O deputado federal Marco Tebaldi foi pessoalmente na prefeitura para comunicara liberação da sua emenda parlamentar junto com recursos do Ministério do Turismo para investir R$ 250mil na primeira fase da obra. No Portal da Transparência ainda não aparece recurso destinado pelo Ministério do Turismo.

Ver comentários
Escrever comentários
jornaldocomercio sim


Você acredita que a etapa do Brasil da Fórmula 1 vem para o Parque Beto Carrero, em Penha?
ACHO QUE VEM SIM, O PARQUE TEM TUDO PARA RECEBER A ETAPA
TEM UMA BOA POSSIBILIDADE DE VIR, MAS VAI DEPENDER DE MUITO LOBBY
ACHO DIFÍCIL, A CIDADE E A REGIÃO AINDA NÃO TÊM ESTRUTURA PARA UM EVENTO ASSIM
NÃO VEM - ISSO É SÓ JOGO DE MARKETING
3 2 5
logo

Adjori/SC - Todos os direitos reservados.
Rua Adolfo Meio, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090
Fone (48) 3029-7001, e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br