Jovem piçarrense participa de programa de intercâmbio do Rotary

14 Maio 2019 08:40:45

Na Colômbia, Beatriz Natália da Cunha conviverá com três famílias distintas e frequentará a escola local.

Beatriz.jpg
Foto: Facebook
A família da intercambista vê com muito otimismo a proposta do intercâmbio

A piçarrense Beatriz Natália da Cunha, de 18 anos, participa do programa de intercâmbio do Rotary Club. Desde o dia 31 de janeiro, ela vive na cidade de Neiva, na Colômbia, onde permanecerá por um ano atuando como Embaixadora da Paz – assim como outros 85 intercambistas em todo o mundo.

Na Colômbia, Beatriz conviverá com três famílias distintas e frequentará a escola local. Segundo o Rotary, o objetivo do intercâmbio é ser um instrumento de promoção da paz mundial a partir do conhecimento, valorização e respeito a cultura de outros povos. Por meio do intercâmbio, pessoas entre 15 e 18 anos de idade têm a oportunidade de conhecer outras culturas, aprender novos idiomas e ampliar seus horizontes.

A família da intercambista vê com muito otimismo a proposta do intercâmbio. " Apesar da grande falta que sentimos dela por nunca ter saído de perto da gente, sabemos o quanto está sendo importante para seu crescimento pessoal.  Entendemos que além de conhecer um novo país, os seus costumes, a cultura e o aprendizado que ela está adquirindo vai muito além do que apenas aprender um novo idioma. Ao falar com ela sentimos o quanto ela está aprendendo a lidar com a saudade de casa, gerenciar os próprios gastos e tomar decisões...enfim vemos o quanto ela está se tornando independente”, avalia sua mãe, Fabiana Lobato Xavier Costa.

Para o presidente do Rotary Club de Balneário Piçarras, Elton Guilherme Mazzucco, o intercâmbio de Beatriz para a Colômbia consolida uma etapa importante para o clube local e abre a perspectiva da participação de outros jovens da cidade no Programa de Intercâmbio.

Sua história de ida à Colômbia começou a ser escrita quando ela foi selecionada pelo Rotary fazer parte do Projeto Bom Aluno - um projeto em que o clube incentivar bons alunos de escolas municipais por meio de sua capacitação educacional.  No período em que cursou o Ensino Fundamental no Centro Educacional Crandon, Beatriz se destacou com o máximo de aproveitamento e as melhores notas, conquistando o PIJ Talento e recebendo como prêmio sua viagem de intercâmbio subsidiada pelo Club e pelo Distrito 4650.

O Prêmio incluía despesas de viagem como: Estadia em casas de rotarianos, taxas de inscrição e reserva de vaga, treinamentos, passagens aéreas, escola, viagens culturais e eventos internacionais de Rotary na Colômbia.

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio