Moradores e pescadores alertam para situação da ponte do Rio Itajuba

06 Maio 2019 08:41:49

Em postagens nas redes sociais, eles relatam a erosão e precariedade dos pilares de sustentação, que já aparentam os vergalhões corroídos pela água salgada; “Eu achava por melhor interditar”

FELIPE BIEGING, JORNALISTA
siteRio Itajuba (3).jpg
Foto: Felipe Bieging
“Esta e a situação de nossa ponte em Itajuba, que está preste a cair

A situação da infraestrutura da ponte sobre o Rio Itajuba, em Barra Velha, está sendo questionada por moradores e pescadores locais. Em postagens nas redes sociais, eles relatam a erosão e precariedade dos pilares de sustentação, que já aparentam os vergalhões corroídos pela água salgada. Em nota oficial, a Prefeitura do município disse que espera recursos federais e que limitou a carga máxima para o tráfego.

“Esta e a situação de nossa ponte em Itajuba, que está preste a cair [...] Os pilares estão por total comprometidos não a como fazer reforma. Eu achava por melhor interditar para não matar pessoas. Se caso houver um acidente na BR-101 que precisar trafegar caminhões, já era. Se caso alguém tiver dúvidas, vão até o local e tirem suas conclusões”, relatou o pescador Sandro Gazaniga, em postagem que rendeu mais de 100 compartilhamentos.

Oládio Pereira também se manifestou nas redes sociais por meio de publicação de 13 fotos e que foi compartilhada por outros 173 internautas até a manhã de quinta-feira, 2. “Esta é situação atual da ponte do bairro Itajuba, a mesma está condenada e não está longe de acontecer uma tragédia. Não sei quem teve a brilhante ideia de calçá-la com essa escora de eucalipto, graças a ela a ponte ainda não caiu. Só quem acredita que essa escora irá segurar a ponte foi quem mandou colocar”.

“A Prefeitura aguarda os recursos federais para dar início às obras, porém, se em até dois meses o Governo Federal não repassar os recursos, será realizada licitação para a reconstrução da ponte com recursos próprios. Durante esse prazo, a Prefeitura continuará fazendo vistorias para garantir a segurança dos moradores e usuários da ponte”, assegurou a nota oficial do Governo.

Ainda na nota, o município citou que “engenheiros da Prefeitura de Barra Velha estiveram na ponte sobre o Rio Itajuba na segunda-feira (29), vistoriando a estrutura. Diante da averiguação, a Prefeitura por meio da Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) alterou a sinalização de carga máxima para 12 toneladas”.

De acordo com o Executivo Municipal, em 2018 foi protocolado no Ministério da Integração o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento para a execução das obras de reforma no local. Além disso, no decreto de situação de emergência reconhecido pelo Governo Federal, após a enchente de fevereiro deste ano, foi anexado novamente o projeto para reconstrução da ponte.

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio