Penha anuncia programa para pavimentar 42 ruas em 18 meses

06 Julho 2018 11:19:02

Ele consiste em um pacote de obras de pavimentação de 42 ruas do município, que somam investimentos estimados na ordem de R$ 5 milhões; prefeito estima 18 meses de trabalho

Aquiles da Costa.jpg
Foto: Victor Miranda | CVP
“Primeiro tivemos que sanear as contas do município e implantar uma filosofia administrativa de economia para conseguir anunciar essas obras. Penha vai se tornar um canteiro de obras, a partir de agora”

Em coletiva de imprensa promovida na quinta-feira, 5, o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), anunciou o programa “Acelera Penha”. Ele consiste em um pacote de obras de pavimentação de 42 ruas do município, que somam investimentos estimados na ordem de R$ 5 milhões. O Governo Municipal espera executar os trabalhos dentro de um prazo máximo de 18 meses.

“Primeiro tivemos que sanear as contas do município e implantar uma filosofia administrativa de economia para conseguir anunciar essas obras. Penha vai se tornar um canteiro de obras, a partir de agora”, anunciou o gestor público – cravando o programa como o primeiro ato da programação festiva dos 60 anos de emancipação política/administrativa de Penha. Algumas das obras anunciadas já começaram.

A forma com que as obras serão realizadas é diferente da tradicional utilizada pelas administrações municipais. Aquiles pontou que a Prefeitura já procedeu a compra individual de todos os materiais necessários para as pavimentações, categorizando que tal postura vai gerar economia aos cofres públicos. Ao invés de cada rua representar uma obra, com uma empreiteira, o próprio Governo vai coordenar a execução das obras.

“Normalmente a Prefeitura contrata uma empreiteira para a pavimentação de cada rua, e entra tudo no custo, desde a mão de obra até todos os materiais. Na ponta do lápis descobrimos que a prefeitura poderia pavimentar mais ruas com os recursos que tem se ela mesma cuidasse da execução, fazendo a base, drenagem pluvial, providenciando a areia, lajota e outros materiais. A empresa contratada fará apenas a mão de obra da pavimentação propriamente dita”, explicou o secretário de Administração, Jaylon Jander Cordeiro da Silva.

Lajotas sextavadas, areia, brita, rachão e outros materiais que serão utilizados na pavimentação foram comprados pelo Governo, que também contratará os calceteiros para desenvolver os trabalhos. “Temos que utilizar os recursos públicos de forma inteligente, para que um número maior de ruas possa receber pavimentação a cada ano”, complementou Aquiles.

O prefeito afirmou na coletiva que a grande maioria das obras será realizada com recursos próprios, mas também há ruas que serão pavimentadas com recursos estaduais, federais – ou ainda em parcerias coma população. “A maioria das ruas que anunciamos serão pavimentadas utilizando os recursos próprios da prefeitura. Temos ainda a perspectivas de emendas parlamentares e outros programas do Governo Federal e Estadual para incluirmos mais ruas no projeto de pavimentação”, sacramentou.

 

- Adélia Flores Ferreira*

- Adolfo Miguel da Silva

- Alfredo Brunetti

- Ana de Assis

- André João Pontaldi

- Araranguá

- Arno Becker

- Avelino Manoel Ferreira

- Calefe João Francisco

- Calixto Luis Honório

- Castanheiras

- Cisenato Vieira

- Ernesto dos Santos

- Espírito Santo

- Felipe Vitor Tavares

- Honório Bortolartto

- Ilhota

- Jahiel Moacir Tavares

- João André do Nascimento

- João Medeiros

- José Abrahão Francisco

- José Antonio Vicente

- José Antônio Waltrick

- José Cirício de Souza*

- José Manoel Vieira

- Julieta Rita Soares

- Luzia Nascimento

- Manoel Cardoso Filho

- Manoel Quirino

- Margarida Vieira

- Maria Júlia Galdino

- Nilo Anastácio Vieira

- Pedro José Gomes

-Profª Rita da Silva

- Recanto dos Pássaros III

- Recanto dos Pássaros IV

- Rolando Krueger

- Tijucas

- Tiradentes

- Valdomiro Bernardes

- Waldemar Pereira

- Waldemar Werner

* Pavimentação comunitária






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina