Primeira ninhada de tigre branco nascido no Brasil pode ser vista no Zoo do Beto Carrero World

11 Janeiro 2019 09:59:23

Após o nascimento, os três filhotinhos precisaram ficar em quarentena com a mãe

Foto_001-2019 (Três tigres brancos_divulgação Beto Carrero World)_menor.jpg
Foto: Divulgação
Animal surpreendeu a todos amamentando e cuidando muito bem dos filhotes”

Acabou o período de quarentena da primeira ninhada de tigres brancos a nascer em zoológico brasileiro. Radesh, Indra e Indira deixaram de ser recém-nascidos e já podem ser exibidos ao público.  No Brasil, atualmente apenas o Zoo do Beto Carrero World, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo e Fundação Jardim Zoológico de Brasília contam com tigres brancos.

A coordenadora do Zoológico do Beto Carrero World, Kátia Cassaro, explica que a história do pequeno trio é repleta de fatos raros e marcantes para a fauna. “Esta é a primeira vez que tigres brancos nascem em cativeiro no país e a mãe é uma fêmea primípara (primeira cria), o que lhe dá o instinto de abandonar os filhotes, situação que felizmente não aconteceu. Eles estão com ela desde o nascimento”, comemora.

A bióloga explica que é necessário o período de quarentena para que o desenvolvimento dos filhotes não sofra interferência de outros animais. “Amal surpreendeu a todos amamentando e cuidando muito bem dos filhotes”, acrescenta a bióloga. Como estão fortes e saudáveis já podem ser expostos ao público, sempre na presença da mãe. Além dos filhotinhos e Amal, vivem Ravi, o tigre macho pai da ninhada e Rahny, irmã de Amal.

A história de Ravi, Amal e Rahny no Zoo do Beto Carrero World iniciou há mais de dois anos após a realização de um processo detalhado de pesquisas. “Na data não nos interessava trazer animais irmãos, pois tínhamos interesse em reprodução”, explica o veterinário José Daniel Fedullo. O tigre Ravi chegou em 2016 da Alemanha e no ano seguinte ganhou a companhia das irmãs argentinas Amal e Rahny. O processo de adaptação do trio durou mais de três meses até que eles conseguissem conviver em harmonia em grupo.

Tigres apresentam comportamento solitário e são territorialistas. Para que se mantenha animais adultos juntos, são necessárias técnicas especiais de adaptação e manutenção. O nascimento dos tigrinhos é o resultado de um trabalho que se iniciou antes dos animais chegarem ao Zoo, na escolha dos animais, como idade e procedência.

Tigres brancos, também reconhecidos como tigre real de bengala, são animais extremamente raros de serem encontrados. A espécie apresenta uma característica genética chamada leucismo, que possui pelagem branca, porém não é albina. Além disso, todos apresentam uma pequena pigmentação de faixas escuras. “É muito importante que zoológicos desempenhem o papel voltado para a reprodução, pois esta é, talvez, a única maneira de garantirmos a conservação das espécies no futuro”, reforça a coordenadora do Zoo Beto Carrero World.

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio