Projeto cria semana de prevenção à depressão infantil e juvenil é aprovado em Balneário Piçarras

Proposto pela vereadora suplente, Cláudia Maria Quintino (PSD), o projeto sacramenta o dia 12 de outubro como a data chave

FELIPE BIEGING, JORNALISTA
download.jpg
“O que se tem percebido nos últimos anos é que a depressão, na infância e adolescência, caracteriza-se pela associação de vários sintomas"

A Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras aprovou na sessão ordinária do último dia 11, em primeira votação, o projeto de lei que cria a “semana municipal de prevenção da depressão infantil e juvenil”. Proposto pela vereadora suplente, Cláudia Maria Quintino (PSD), o projeto sacramenta o dia 12 de outubro como a data chave para discussão do tema.

“O que se tem percebido nos últimos anos é que a depressão, na infância e adolescência, caracteriza-se pela associação de vários sintomas que vão além da ansiedade de separação manifesta quando a criança começa a frequentar a escola, por exemplo, e incluem até de medo de comer e a escolha dos alimentos passa a ser seletiva”, defendeu.

No projeto, o tema será discutido com realização de eventos que busquem fomentar ações socioeducativas e preventivas no combate a Depressão infantil e juvenil. “A criação de uma semana de prevenção sobre o tema, é o início de uma reflexão que a nossa sociedade deve fazer a fim de num futuro diagnosticar e prevenir este mal do século”, reforçou.

Cláudia pontua ainda que identificar os sinais é uma tarefa complexa e que requer muita sensibilidade. “Portanto, a criança pode estar dando sinais de depressão quando a ansiedade de separação persiste e ela reclama o tempo todo de dores de cabeça ou de barriga, nunca demonstrando que está bem. O reconhecimento da depressão na infância é relativamente recente na psiquiatria, justamente pela dificuldade que a criança tem de referir-se ao que sente”, encerrou.

O projeto vai à segunda votação na sessão do próximo dia 18. Sua aprovação deve ser mantida.

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio