Univali desenvolve projeto de engenharia civil da nova sede da Advir

09 Novembro 2018 13:32:00

Entidade promove atendimento a pessoas com deficiência visual de sete municípios da região

ADVIR.png
Foto: Divulgação
"Foi tudo pensado a partir da nossa necessidade. A Univali superou as nossas expectativas em termos de tempo, envolvimento e qualidade"

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, está prestando apoio técnico à Associação de Deficientes Visuais de Itajaí (Advir), com o desenvolvimento do projeto civil da nova sede da entidade. Acadêmicos do curso de Engenharia Civil trabalham na proposta desde 2017, sob a responsabilidade técnica e coordenação do professor e engenheiro civil, Moacir de Oliveira Junior.

O trabalho do grupo da Univali consiste na elaboração dos projetos para a obtenção de todas as licenças necessárias junto aos órgãos públicos competentes e também na produção dos projetos executivos em BIM (Building Information Modem), para viabilizar o empreendimento. Inicialmente, foi realizado um concurso para estimular entre os acadêmicos a participação, com a apresentação de ideias.

De acordo com o professor, a partir da competição surgiram projetos que receberam lapidações e foram compilados na proposta. Dois trabalhos de conclusão de curso também tiveram como tema a nova sede da Advir. De forma geral, por meio das disciplinas Escritório Modelo e Instalações Prediais, cerca de 200 acadêmicos já tiveram contato e a oportunidade de propor melhorias no projeto, conhecendo e envolvendo-se com a realidade da organização.

Moacir de Oliveira Junior explica que o projeto de engenharia civil resulta de uma construção coletiva, houve pelo menos quatro reuniões entre a equipe da Univali e a direção da entidade, para afinar e adequar a proposta com a realidade da organização, de maneira que a estrutura atenda o seu propósito.

"Está sendo uma experiência muito interessante. Às vezes, a gente quer ajudar uma entidade, uma causa social, mas não sabemos como. Estou feliz, pois sei que estou dando o melhor de mim, naquilo que realmente sei fazer, que é a minha vocação", revela o professor e engenheiro.

Os representantes da diretoria da Advir, Alvacir Paulo da Silva, presidente, e Dalmir Augusto da Silva, vice-presidente, afirmam que procuraram a Universidade, no ano passado, para buscar apoio técnico relativo à construção da nova sede visando também uma parceria futura de forma transdisciplinar. "É uma questão de troca, vemos um universo amplo de possibilidades que podemos realizar juntos", comenta o vice-presidente.

No próximo ano, a Advir completa 25 anos e a expectativa é de que a obra da nova sede inicie o quanto antes e encerre em 12 meses. Em paralelo, um grupo atua para captar recursos que garantam a construção. "Foi tudo pensado a partir da nossa necessidade. A Univali superou as nossas expectativas em termos de tempo, envolvimento e qualidade", ressalta o presidente da entidade.

Nova sede

O empreendimento terá aproximadamente dois mil metros quadrados de área distribuídas em três pavimentos. O terreno, doado pelo Município de Itajaí, está localizado próximo à Câmara de Vereadores de Itajaí e a Sede da OAB Itajaí, no bairro Carvalho. Haverá salas de aula, auditório, cozinha, um ambiente que abrigará o "Túnel das Sensações, uma quadra e piscina, para prática de atividades de fortalecimento e preparo físico dos associados atendidos, entre eles há paratletas. A sede também contará com sistema para aproveitamento da água da chuva e um espaço onde, no futuro, pensam em instalar uma gráfica em braile.

Advir

A ADVIR é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos, que proporciona ao deficiente visual acesso ao lazer, ao desporto, à cultura e à reabilitação. A entidade possui 600 associados e presta atendimento a cerca de 90 pessoas com deficiência visual dos municípios de Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, Balneário Camboriú e Camboriú.

A Instituição ampliou seus atendimentos, oferecendo serviço de habilitação e reabilitação, com a inclusão de oficinas como AVA (Atividade de Vida Autônoma); Arte e Artesanato; Braile; Desenvolvimento Funcional da Visão; Informática Adaptada; Estimulação Visual Multissensorial; O&M (Orientação e Mobilidade); Música e Musicalização; Educação Física Adaptada; além de atividades externas que incluem passeios pedagógicos, hidroginástica, entre outros.

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina