Univali realiza pesquisa pioneira em áreas de cultivo de moluscos em Penha

17 Outubro 2018 16:52:29

finalidade do trabalho foi de verificar a contribuição dos cultivos de moluscos e peixes no balanço geral de gases do efeito estufa.

Estudo Moluscos Univali.jpg
Foto: Univali

Entre os dias 2 e 4 de outubro os professores do curso de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Gilberto Manzoni, Jose Gustavo Natorf de Abreu, Kátia Naomi Kuroshima, participaram da campanha de coleta de dados no Parque Aquícola da Enseada do Itapocoroy, em Penha.  A finalidade do trabalho foi de verificar a contribuição dos cultivos de moluscos e peixes no balanço geral de gases do efeito estufa.

Foram observadas as interfaces sedimento, água e atmosfera e realizada a análise dos resultados deste balanço de gases em relação às outras cadeias produtivas da agroindústria brasileira. “Novos desafios, identificar o papel dos cultivos de moluscos marinhos no balanço de gazes que provocam o efeito estufa”, enalteceu o professor Manzoni.

A campanha é pioneira em áreas de cultivo de moluscos no Brasil e é uma ação da Rede Nacional de Pesquisa de Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Águas da União, coordenada pela Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca da Secretaria Geral da Presidência da República (SEAP-PR), com o apoio técnico e científico da Embrapa-Meio Ambiente e conta com a coordenação em Santa Catarina do professor Manzoni, do Centro Experimental de Maricultura da Univali, em Penha.

A atividade foi realizada em parceria com os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Meio Ambiente, Marcelo Gomes, Paula Packer e Danilo Garofalo e Fabricio Flores da SEAP, e teve o apoio dos colaboradores Heluiz Renato, Ana Paula Stein e Maria Leticia. A próxima coleta está programada para fevereiro de 2019, com possibilidade de ampliação para outras áreas de cultivo de moluscos em Santa Catarina.

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina