Em chapa mista, Isac da Costa (PL) é eleito presidente da Câmara de Penha

Isac comandará o parlamento pela segunda vez no mandato 2017/2020 em uma formação composta – pela primeira vez nesta Legislatura – também por vereadores da base de oposição ao Governo Municipal.

FELIPE BIEGING, JORNALISTA
Chapa - Rafael Prado.jpg
Foto: Raffael Prado | NP

Isac Hamilton da Costa (PL) é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Penha para a legislatura de 2020. Com os votos contrários de Maurício da Costa (MDB) e Maurício Brockveld (PROS), Isac comandará o parlamento pela segunda vez no mandato 2017/2020 em uma formação composta – pela primeira vez – também por vereadores da base de oposição ao Governo Municipal. A eleição ocorreu nesta segunda-feira, 16.

Jesuel Francisco Capela (PSDB) é o vice-presidente da mesa diretora, que tem ainda Joaquim Antônio Costa Junior (PP) como 1º secretário e Everaldo Dal Posso (MDB) como 2º secretário. Internamente, a eleição de Isac é tratada como uma derrota ao grupo de apoio do prefeito Aquiles José Schneider da Costa (MDB), que tinha no nome de Maurício Brockveld a certeza da presidência para o próximo ano.

“Eu percebi que o candidato do Governo estava com uma certa inviabilidade de apoio. Conversando com alguns vereadores de situação e oposição coloquei o meu nome à disposição com a ideia de fazer uma chapa democrática e com isso fui ganhando apoio”, detalhou Isac. Brockveld chegou a articular sua chapa, mas não a oficializou diante do cenário político desfavorável – já que para ser eleito, Isac precisaria apenas dos votos de Silas Antonietti (PSD) e Luiz Américo (PSDB).

Antônio Alfredo Cordeiro Filho (DEM), Regina Aparecida Severino (MDB) e Maria Juraci Alexandrino (MDB), por fim, também avalizaram a candidatura de Isac. Para 2020, uma de suas metas é resgatar o projeto da Câmara de Vereadores Mirins. “Alguns pedidos já me foram feitos, um deles é a volta da Câmara Mirim, que vou fazer de tudo para que volte. Sobre ações para 2020 irei me reunir com a mesa diretora para planejarmos”, adiantou Isac.

Presidente em 2018 – na Câmara de Penha as eleições são anuais – Isac destacou que manterá sua postura de mediação para manter a ordem parlamentar em um ano eleição municipal. “É um ano eleitoral aonde os ânimos estarão acirrados, como eu tenho uma postura mais conciliadora, apaziguadora, eu creio que será bom para o bom debate”, ponderou.

O novo presidente também compõe o bloco de apoio ao Governo Municipal. Ele categorizou que “referente ao governo, da minha parte será de garantir a governabilidade, aqueles projetos que forem bom para o nosso município será dado prioridade e agilidade sempre. O meu projeto político para as próximas eleições em nada pode atrapalhar aquilo que vem de encontro ao melhor para a nossa cidade”, finalizou.

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio