Prefeito de Penha exonera secretário e já anuncia substituto

Fredolino Alfredo Bento é o novo secretário de Planejamento da Prefeitura de Penha, após juíza determinar exoneração de Diego Matiello por ação civil pública pela prática de nepotismo

FELIPE BIEGING, JORNALISTA
Lino é o novo secretário de planejamento da prefeitura de penha 1.jpg
“Eu vou ajudar a prefeitura de Penha dentro daquilo que eu entendo como administração e gestão pública e espero que o meu trabalho aqui possa render frutos positivos”,

O prefeito de Penha, Aquiles José Schneider (MDB), cumpriu na sexta-feira, 1º de fevereiro, a ordem judicial para exonerar o secretário de Planejamento, Diego Matiello – enquadrado como caso de nepotismo por ser tio do prefeito. Já na segunda-feira, 4, em nota oficial, o Governo Municipal anunciou Fredolino Alfredo Bento, conhecido por Lino, como secretário.

A exoneração de Matiello foi publicada no Diário Oficial dos Municípios no dia 4 de fevereiro, através da Portaria 358/2019. A juíza de Direito da Comarca de Balneário Piçarras, Regina Aparecida Soares Ferreira, havia estipulado o prazo de 24h para que o prefeito procedesse a exoneração, assim fosse oficialmente intimiado.

A decisão foi em caráter liminar e é fruto de ação civil pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa pela prática de nepotismo ajuizada pelo Ministério Público (MPSC), uma vez que Diego é tio do prefeito. Apesar de exonerado, a ação transcorre na esfera judicial.

NOVO SECRETÁRIO

Lino, como é mais conhecido, teve seu último vínculo de trabalho como secretário de Estado da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Itajaí, em 2018. Lino começou na vida política em 1997 e em 2001 assumiu como secretário de Obras da Prefeitura de Navegantes, onde ficou no cargo por três anos e meio. Depois deste período, Lino chefiou o gabinete do prefeito.

“Eu vou ajudar a prefeitura de Penha dentro daquilo que eu entendo como administração e gestão pública e espero que o meu trabalho aqui possa render frutos positivos”, destacou o novo secretário, em nota oficial. Entre os desafios à frente da nova pasta, Lino destaca que pretende trabalhar para melhorar o transporte coletivo de Penha, a sinalização de ruas, praças e avenidas, e demais questões que envolvem a mobilidade urbana na cidade.

Lino também foi vereador por três mandatos consecutivos, de 2004 a 2016, quando se candidatou a prefeito de Navegantes. Na disputa, Lino obteve 44% dos votos.

 





14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio