Revisão do eleitorado termina em quatro cidades de Santa Catarina na próxima sexta-feira (6)

Até o momento, os índices de comparecimento do eleitorado nesses municípios são os seguintes: Agronômica (74,18%), Araquari (56,80%), Luiz Alves (75,64%) e Navegantes (61,21%)

Biometria - Foto Dani Valente - Fotos Públicas.jpg
Foto: Dani Valente | Fotos Públicas

Na próxima sexta-feira (6), a revisão do eleitorado termina nos municípios de Agronômica (102ª ZE), Araquari (27ª ZE), Luiz Alves (106ª ZE) e Navegantes (106ª ZE). Os eleitores têm até essa data para comparecer ao Cartório Eleitoral responsável pela sua cidade para realizar seu cadastramento biométrico obrigatório.

Até o momento, os índices de comparecimento do eleitorado nesses municípios são os seguintes: Agronômica (74,18%), Araquari (56,80%), Luiz Alves (75,64%) e Navegantes (61,21%).

Com a finalização da revisão do eleitorado nessas cidades, a Justiça Eleitoral encerra o ciclo de 2019 de cadastramento biométrico obrigatório. O objetivo da revisão do eleitorado é atualizar o cadastro de votantes de cada município, fazendo com que o eleitor que não tenha mais vínculo promova a transferência para a cidade onde efetivamente reside, evitando o cancelamento do documento e as sanções decorrentes disso.

Com o cancelamento do título, o eleitor terá que pagar multas e fica impossibilitado de votar nas eleições de 2020, de emitir passaporte, participar de concursos públicos, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades, entre outros. No caso de eleitores com mais de 70 anos, o cancelamento do título não gera a suspensão do CPF e nem do recebimento do benefício previdenciário.

A revisão do eleitorado visa garantir os direitos de cidadania e o fortalecimento da segurança e transparência do processo eleitoral, no intuito de ampliar o número de eleitores catarinenses cadastrados biometricamente e aperfeiçoar o atendimento ao cidadão.

Como realizar sua biometria

Apesar do término das revisões do eleitorado em 2019, o cadastramento biométrico ordinário dos eleitores segue em mais 107 cidades de Santa Catarina. Os eleitores que ainda não cadastraram a sua biometria devem agendar seu atendimento pelo site do TRE-SC ou pelo Disque-eleitor, ligando para o 0800 647 3888, e comparecer na data escolhida portando documento de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e comprovante de alistamento militar - no caso de homens maiores de 18 anos que vão fazer o primeiro título.






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio