Vereador de Barra Velha cobra identificação de veículos oficiais

03 Abril 2018 13:17:10

Após multa contra carro do gabinete, Thiago propõe lei para obrigar identificação e numeração na frota

Thiago Pinheiro - parlamentar PSB - Foto Juvan Neto (1).JPG
Foto: Juvan Neto | CVBV
"O intuito seria dar publicidade e também transparência à gestão pública municipal, para que as pessoas saibam que esse ou aquele é um veículo municipal, até para melhorar esse controle por parte da população",

Veículos da frota municipal da Prefeitura de Barra Velha precisam ser identificados com a marca oficial do Município e numeração específica, para garantir condições de transparência no trabalho diário junto da comunidade. Essa é a opinião do vereador Thiago Pinheiro (PSB), que protocolou Projeto de Lei na Câmara de Vereadores local, visando estabelecer a obrigatoriedade de identificação destes veículos - incluindo o carro oficial do gabinete do prefeito. 

Thiago informa que desenvolveu o projeto de lei com base na Constituição do Brasil, além da Lei Orgânica Municipal, visando que a frota municipal da Administração direta e indireta do Município deve ser identificada e numerada - caminhões, máquinas, ônibus veículos e equipamentos em geral constam da proposta do parlamentar.

Segundo o autor do projeto de lei, reclamações da comunidade acerca de um possível mau uso de muitos destes veículos foram encaminhados tanto ao seu gabinete como apareceram nas redes sociais. O caso mais recente foi a multa sofrida pelo carro municipal usado pelo prefeito Valter Zimmermann (PSD), que não possui identificação, e foi notificado pela Polícia Militar. 

"O intuito seria dar publicidade e também transparência à gestão pública municipal, para que as pessoas saibam que esse ou aquele é um veículo municipal, até para melhorar esse controle por parte da população", comenta.  No ano passado, Thiago propôs a implantação de um controle via satélite da frota municipal, para que o Portal da Transparência, interligado ao sistema, mostrasse o controle das rotas percorridas pela frota. 

A Marca Oficial de Barra Velha, segundo lembra o parlamentar, está instituída através da Lei Municipal nº 1434/2015. "Agora mesmo, foram comprados novos veículos para a Secretaria de Saúde. Que eles possam já vir com número e identificação. No nosso governo, os carros vinham com identificação temática, como os da Fumtec e da Fundema. Mas essas identificações foram retiradas dos carros no atual governo, não sei por qual razão", esclarece. 

"Não se trata de uma caça às bruxas, e não tenham medo de usar o veículo público para as coisas públicas. Mas recebemos vídeos de servidores municipais usando carros oficiais para compras em mercado", acrescentou. Thiago Pinheiro destaca que espera o apoio dos outros oito parlamentares para a aprovação do projeto de lei, que terá 60 dias para sua regulamentação.

Prefeito rebate infração imposta pela PM
Pelo Facebook, o prefeito Valter Zimmermann (DEM) rebateu a situação e pontuou que não cometeu qualquer tipo de infração. "Gostaria de prestar alguns esclarecimentos sobre informações falsas que estão circulando nas redes sociais. A foto abaixo é verdadeira, porém, como podemos notar, o veículo é oficial e está estacionado na vaga oficial conforme se observa nas faixas, então NÃO HÁ INFRAÇÃO. É possível verificar na foto que o local do estacionamento é na Avenida Beira Mar de Barra Velha, no dia 24 de fevereiro de 2018, às 15h51. Nesta data, realizamos por meio da Fundação de Turismo o Beach Soccer categoria sub-13 e sub-15. Ou seja, diferente das informações falsas que estão sendo divulgadas, eu estava com o veículo oficial prestigiando um evento do munícipio. Peço que os amigos verifiquem a origem dessas informações antes de compartilhar, pois pessoas podem ser prejudicadas por boatos espalhados. Informo que já estou tomando as medidas cabíveis para punir o responsável pela publicação e fico à disposição da população para prestar demais esclarecimentos", postou.

Imagens

Thiago Pinheiro - parlamentar PSB - Foto Juvan Neto (1).JPG

14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina