Vereador de Penha afirma ser alvo de fake news

01 Outubro 2018 09:58:04

Segundo Luiz Américo (PSDB) a informação falsa diz que o parlamentar teria denunciado empresas de beneficiamento de pescados, populares salgas, à Fundação do Meio Ambiente

FELIPE BIEGING, JORNALISTA
fake.jpg

O vereador de Penha, Luiz Américo (PSDB), utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores, durante a sessão ordinária da noite de 24 de setembro, para revelar que vem sendo vítima de fake news – notícia falsa na tradução para o português. Prática muito comum no meio político, a informação falsa diz que o parlamentar teria denunciado empresas de beneficiamento de pescados, populares salgas, à Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Luiz adiantou que conseguiu imagens com os números telefônicos de pessoas que dispararam o boato e que irá acionar grande parte deles judicialmente.

“Trata-se nada mais do que um boato maldoso criado com teor exclusivamente pautado em denegrir minha imagem politicamente junto à categoria pela qual recebe a maior atenção junto aos meus trabalhos na Câmara de Vereadores”, reforçou Luiz, em nota de esclarecimento. Em agosto, o parlamentar denunciou à Fatma, a pedido de moradores e pescadores, um esgoto clandestino localizado na foz do Rio Iriri.

“É um esgoto na saída do Rio e ali não tem ligação alguma com as salgas. Os próprios pescadores que denunciaram a mim. Quem fez esse fake news não conhece a realidade das salgas do nosso município, até porque todas contam com os equipamentos necessários exigido pela Vigilância Sanitária”, esclareceu Luiz. A situação irregular também foi alvo de matéria do Jornal do Comércio.

Luiz Américo adiantou que recebeu ‘prints’ que revelam os números telefônicos de pessoas que repassaram a fake news em diversos grupos. Ele já está em contato com um advogado para iniciar o trâmite processual de parte deles. “Alguns funcionários comissionados (da Prefeitura) passaram a tarde inteira nos grupos de WhatsApp mandando. Não tem o que fazer, não tem que trabalhar”, afirmou na Câmara. “Estou tendo aporte jurídico para tomar a melhor decisão. Certo é que isso não vai passar impune. Essa estratégia politiqueira remete claramente o momento de perda de valores que vivemos”, reforçou.

Ainda em seu discurso na Câmara, o vereador reforçou a importância das salgas para o beneficiamento de todo pescado capturado em Penha, citando ainda o envolvimento de sua família no setor. “Da mesma forma, tenho familiares que trabalham diretamente em salgas do nosso município, inclusive minha esposa”, revelou. O vereador já protocolou projeto de lei na Câmara de Vereadores para criar o “Dia Municipal das Descascadeiras de Camarão”, como forma de valorizar “trabalhadoras desta importante categoria que impulsiona parte da economia pesqueira da nossa cidade”, finalizou.


Enquete

As Câmaras de Vereadores de Balneário Piçarras e Penha analisam projetos de lei que buscam proibir o uso de fogos de artifício com efeito sonoro (explosão). Qual a sua opinião?

A FAVOR DA PROIBIÇÃO
CONTRA A PROIBIÇÃO

Apresentar resultado





14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina