Balneário Piçarras deve vacinar 1.087 crianças contra a poliomielite e sarampo

06 Agosto 2018 09:21:17

A vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município

Vacinação1 - foto de Cesar Brustolin.jpg
Foto: Cesar Brustolin
O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto

Mil e oitenta e sete. Esse é o número de crianças de um ano a menores de cinco que devem se vacinar contra a poliomielite e sarampo, independente da situação vacinal, em Balneário Piçarras. A nova Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo começa na próxima segunda-feira, 6, e segue até o dia 31 de agosto.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Alessandra Reckziegel, adianta que a vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto, momento em que todas as unidades estarão abertas para a vacinação.

A meta é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. “Para manter isso, é preciso que os pais vacinem seus filhos. Há números que mostram uma queda vacinal num contexto geral, mas os pais precisam se conscientizar sobre tal importância”, afirma Alessandra.

Na coletiva de imprensa de lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, enfatizou que saúde é responsabilidade de todos. “Não é uma responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, nem das secretarias, dos profissionais ou dos médicos. Às vezes enfrentamos uma situação como essa, que nos traz um alerta, porque temos uma falsa impressão de que a doença foi eliminada do país. Mas é a cobertura vacinal elevada que faz a doença desaparecer. E é por isso que devemos continuar vacinando nossos filhos, para manter essas doenças longe do Brasil”, ressaltou Gilberto Occhi.

A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

CAMPANHA PUBLICITÁRIA

Para mobilizar a população, o Ministério da Saúde conta, neste ano, com o apoio da Xuxa, a eterna rainha dos baixinhos. Não é a primeira vez que ela é madrinha de uma campanha de vacinação do Ministério da Saúde. Nos anos 1980, Xuxa também estrelou uma campanha de vacinação que bateu recordes e foi reconhecida até pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As peças para TV, rádio, impressos e redes sociais, serão exibidas de 1º a 31 de agosto. O filme, gravado em 3D, faz uma viagem ao passado, nas décadas de 80/90, quando nasceu o Zé Gotinha e também quando o Brasil assumiu o compromisso de eliminar o sarampo e a poliomielite. Xuxa e o Zé Gotinha contarão com o apoio da Galinha Pintadinha e dançarinos do game Just Dance.






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina