Balneário Piçarras tem o melhor índice de vacinação da região da Amfri

05 Setembro 2018 08:25:04

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo Balneário Piçarras teve o melhor índice da Amfri, com destaque também no Estado

Vacinação (1).JPG
Foto: Divulgação
), Balneário Piçarras também se destacou estadualmente, ficando na 16ª e 6ª posições

Balneário Piçarras ultrapassou as metas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, registrando ainda o melhor índice vacinal entre os onze municípios da região da Foz do Rio Itajaí – conhecida por Amfri. Com 127,32% (Poliomielite) e 131,55% (Sarampo), Balneário Piçarras também se destacou estadualmente, ficando na 16ª e 6ª posições – respectivamente. A metodologia de trabalho na campanha e a cobertura plena do Estratégia Saúde da Família (ESF) foram apontados como determinantes para o sucesso.

“Fizemos busca ativa. No início da terceira semana de vacinação, tiramos um relatório das crianças que ainda não tinham tomado a vacina e as Agentes Comunitárias de Saúde foram de casa em casa avisar as famílias da importância da vacina. Na última semana fomos nas creches municipais, e vacinamos as crianças que ainda não tinham tomado as vacinas (com autorização por escrito dos pais)”, afirma a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Alessandra Reckziegel.

Na visão do secretário de Saúde, Vinício José Santos, o fato de o munícipio possuir 100% de cobertura do ESF foi um grande facilitador na hora de realizar as ações buscativas. “Eu acredito que por ser um município com total cobertura do programa Estratégia Saúde da Família facilitou monitorar quem ainda não havia sido vacinado e onde estavam localizados”, enalteceu o gestor municipal. Balneário Piçarras tinha um público total de 1.087 crianças entre um ano a menores de cinco anos – independente da situação vacinal – para receberam as doses.




14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina