Balneário Piçarras tem seu primeiro caso suspeito de sarampo

O resultado laboratorial, que deve ser revelado em alguns dias, irá confirmar ou descartar a suspeita.

edit_mcmgo_abr20180818_1358.jpg
Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
“A melhor estratégia para combater o sarampo é a vacinação"

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras informa que o município tem seu primeiro caso suspeito de sarampo. A paciente relatou que esteve com grande frequência na cooperativa Credifoz e também na Clínica Coral, por isso, a Vigilância recomenda que todas as pessoas que, entre os dias 19 a 27 de novembro, estiveram nestes dois locais para que procurem uma Unidade Básica de Saúde para imediata vacinação.

“A melhor estratégia para combater o sarampo é a vacinação. O sarampo é uma doença viral grave e altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. A transmissão ocorre no contato de pessoa para pessoa e pela propagação no ar”, explica a enfermeira Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel. O resultado laboratorial, que deve ser revelado em alguns dias, irá confirmar ou descartar a suspeita.

“Contudo, não podemos esperar para iniciar a prevenção. A paciente esteve na Clínica nesta quarta-feira, 27, por isso é importante realizar o bloqueio imediato das pessoas”, acrescenta Alessandra. Atualmente, o Brasil realiza uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Neste sábado, 30, é o Dia D da Campanha, momento em que todas as Unidades Básicas de Saúde estarão vacinando entre 8h e 17h –sem fechar para o almoço.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, há 94 casos da doença confirmados em Santa Catarina. Três foram em tripulantes de um navio que atracou no litoral catarinense no mês de fevereiro de 2019. Outros 91 casos estão distribuídos geograficamente nos municípios de: Joinville (25), Florianópolis (23), Palhoça (7), Jaraguá do Sul (7), Concórdia (5), São Bento do Sul (4), Barra Velha (3), São José (2), Governador Celso Ramos (2), São Francisco do Sul (2), Guaramirim (1), Balneário Camboriú (1), Schroeder (1), Guabiruba (1), São João Batista (1), Imbituba (1), Tubarão (1), Monte Castelo (1), Mafra (1), Jaborá (1) e Araquari (1).






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio