Banco de Leite Humano do Hospital Marieta busca doadoras

08 Maio 2019 11:05:01

Para ser uma doadora, precisa ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação

Foto_006-2019 (Banco de Leite Humano).jpg
Foto: Divulgação
Se a mãe for moradora de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú e Navegantes nós realizamos esta busca de leite doado em domicílio”

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, busca doadoras de leite humano. De acordo com Larissa da Silva, coordenadora de enfermagem do Hospital, toda mãe que estiver amamentando e apresentar uma produção excessiva de leite, pode entrar em contato diretamente com o setor para ser uma doadora e ajudar os bebês que estão internados na Unidade Neonatal.

“Se a mãe for moradora de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú e Navegantes nós realizamos esta busca de leite doado em domicílio”, comenta Larissa. Hospital e Maternidade possui um Banco de Leite Humano que funciona 24 horas e conta com uma equipe treinada para ajudar as mães com todo o processo de amamentação ou ainda que tenha problemas nas mamas, como fissuras, ingurgitamento mamário, mastite, entre outros.

Para ser uma doadora, precisa ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Depois de realizada a coleta, o leite é identificado, congelado, pasteurizado, analisado para que seja comprovada sua qualidade e somente após esta liberação o leite é preparado e distribuído para os bebês da Unidade Neonatal. Atualmente o banco de leite humano do Hospital Marieta está com uma média mensal de 50 doadoras com um volume médio de 101 litros por mês.

Esse leite é distribuído para todos os bebês internados, com exceção daqueles que têm alguma restrição alimentar e que recebem fórmula infantil. “No último ano tivemos mais de oito mil atendimentos, incluindo orientações e visitas domiciliares, sendo que no mês de março deste ano batemos o recorde em número de atendimentos, chegando a 1025 atendimentos e coletamos 140 litros de leite”, afirma a coordenadora de enfermagem do Hospital Marieta.

Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Dia 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano e para lembrar essa data tão importante, no dia 10 de maio a equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Marieta estará presente em uma ação social do Dia das Mães no supermercado Bistek, que fica localizado na rua Silva, das 15h às 19h, orientando sobre a importância da doação de leite humano, como esse procedimento de coleta e armazenamento é feito e como pode ajudar muitos bebês.

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio