Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras recebe intercâmbio norueguês

Equipe técnica da área de enfermagem da Noruega conhece a Saúde de Balneário Piçarras para intercâmbio na área

VISITA NORUEGA.jpeg
ssa visita inicial foi avaliativa, no intuito de saber se os estudantes poderão adquirir conhecimentos através do nosso trabalho”

Uma equipe de professores e dirigentes da Universidade Western Norway University of Applied Sciences, da Noruega, esteve em Balneário Piçarras na última sexta-feira, 8. Junto da Univali, a equipe veio para conhecer a realidade regional e formalizar uma parceria entre as Instituições para possibilitar o intercâmbio entre professores e estudantes brasileiros e noruegueses, na busca de uma formação de ponta e alinhados às diretrizes e políticas de saúde globais.

“Nosso município é considerado uma referência estadual em Saúde e por conta disso fomos selecionados para esta visita, que resultará em uma parceria com a vinda de estudantes noruegueses do curso de enfermagem para Balneário Piçarras”, explicou a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado. Na cidade, a equipe conheceu as Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Atençao Psicossocial (CAPS), Centro Integrado de Recuperação (CIR), o Serviço Atendimento Especializado (SAE) e também projetos específicos como a Farmácia Natural e a Academia da Saúde.

“Essa visita inicial foi avaliativa, no intuito de saber se os estudantes poderão adquirir conhecimentos através do nosso trabalho”, completou Bruna. A equipe internacional também visitou as estruturas da universidade e das instituições de saúde de Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras e Blumenau. “Ficaram positivamente impressionados”, definiu o coordenador do curso de enfermagem da Univali, Rodrigo Massaroli.

Segundo o coordenador, “o intercâmbio com esta universidade será o único de enfermagem no Brasil, o que demonstra sua relevância para ambas as instituições”. A visão inicial da equipe foi de “nestes espaços, os noruegueses demostraram entusiasmo com a autonomia do profissional de enfermagem e as boas práticas de enfermagem observadas”, finalizou. A expectativa é de que a mobilidade de docentes entre os dois países para melhor alinhamento da proposta objetivando receber os estudantes em breve inicie ainda este ano.

 

Imagens






14322344777940.png

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina e Jornal do Comércio