Squash é atração dos Jogos Abertos no Serrano

10 Novembro 2017 11:50:58

A primeira participação do squash nos Jogos Abertos aconteceu em Joaçaba/Luzerna/Herval d´Oeste, em 2015

Marciano Corrêa, Esporte
Squash é atração dos Jogos Abertos no Serrano  (1).JPG

Com a segunda participação nos Jogos Abertos, este ano, em Lages, o squash catarinense se aproxima de concretizar ambição de 23 anos. Se tudo correr bem, o esporte dá mais um importante passo. Ruma para mudar de status de apresentação no próximo ano, quando poderá ser homologado e se transformar em modalidade oficial a partir de 2019.

As disputas do squash começam nesta sexta-feira, 10, nas quadras do Serrano Tênis Clube. Encerram no sábado, último dia competição do maior evento poliesportivo do Sul do Brasil. A primeira participação do squash nos Jogos Abertos aconteceu em Joaçaba/Luzerna/Herval d´Oeste, em 2015. Mas o desejo é bem mais antigo.

A Federação Catarinense de Squash (FHS) batalha para ser incluída como modalidade nos Jasc desde sua fundação em 1994. “Incentivamos os municípios de todas as regiões de Santa Catarina a construir quadras de squash, além de realizar etapas do Circuito nas cidades, requisitos do estatuto”, garante Nelson Neto, vice-presidente e diretor executivo da FCS.

Esporte próximo da Olimpíada

“O squash é um esporte moderno, dinâmico, rápido e de baixo custo, tudo que os organizadores atuais estão buscando para renovar o interesse por novas modalidades”, avalia Neto. “Estamos a um passo de nos tornar olímpicos. Vamos participar em 2018, pela primeira vez, dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires. Por isso, nada mais justo do que o reconhecimento que a Fesporte proporciona”.

Participação de 10 cidades

A competição, em Lages, terá a participação de seis equipes no torneio masculino: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Lages, Caçador e Chapecó. No feminino, o duelo pelo título tem Florianópolis, Blumenau, Lages e Caçador.

Regras e programação

As equipes poderão jogar com o mínimo de 2 e no máximo 4 atletas (sendo 1 reserva). Cada confronto – encontro entre duas equipes – terá 3 jogos individuais em disputa. O squash não distribui pontos aos municípios. A reunião técnica para definição das chaves é na sexta, 10, às 17h.

Nesta etapa, as equipes masculinas e femininas serão divididas em chaves de seis times no masculino e quatro no feminino, sendo cada partida eliminatória simples, de acordo com o ranking, e sorteio conforme estabelecido nas Normas Gerais da Federação Catarinense de Squash.

As partidas serão disputadas nas duas quadras do Serrano Tênis Clube. Dia 10, entre 19h e 21h, e, no dia 11, das 11h às 14h. As finais, masculina às 17h, e, feminina, às 18h.

Texto: Olavo Moraes / Foto: Mrcelo Pakinha

Imagens

Squash é atração dos Jogos Abertos no Serrano  (1).JPG
14472708677060.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento