Microempreendedores individuais ainda têm alguns dias para fazer a declaração anual

10 Maio 2017 16:42:58

“Se o empreendedor perder o prazo, ele é multado e não consegue emitir guias de recolhimento mensal, que também têm prazos para serem pagas e podem render juros e multas”, explica a consultora do Sebrae Fernanda Suíter.

Marciano Corrêa, Local
consultoria.JPG

 

Microempreendedores individuais (MEI) de todo o país têm até o dia 31 deste mês para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional, referente ao faturamento que tiveram em 2016. O processo é obrigatório, e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) colocou à disposição desse público uma consultora para auxiliar no preenchimento da declaração e sanar todas as dúvidas relacionadas aos tramites burocráticos. A atividade integra a programação da Semana do MEI na região.

 

“Se o empreendedor perder o prazo, ele é multado e não consegue emitir guias de recolhimento mensal, que também têm prazos para serem pagas e podem render juros e multas”, explica a consultora do Sebrae Fernanda Suíter.

 

Ela destaca que a entrega da declaração independe a data de inserção nesse enquadramento. “Muitas pessoas acham que a declaração é obrigatória apenas para quem tem mais de um ano na categoria, mas não. Se a abertura da empresa ocorreu no exercício social de até 31 de dezembro de 2016 é indispensável o procedimento”. Em Lages, o Mei é isento do pagamento do alvará de funcionamento, porém, é necessário fazer também a Declaração do Movimento Econômico.

 

Empreendedores são orientados no Sebrae

Há pouco menos de uma ano, Marlise Tezza buscou a formalização da nova atividade. A artesã deixou as atividades no setor de contratos de uma grande empresa brasileira para realizar um sonho antigo, ter horários mais flexíveis e poder trabalhar em casa.

 

A papelaria personalizada da Marlise oferece produtos diferenciados em Lages com a confecção lembrancinhas de bebê, convite para padrinhos, chás e batizados. Com a ajuda do Sebrae, especialmente dos cursos oferecidos pela internet, tem uma noção básica de gestão e controle financeiro.

 

Ela foi orientada pela equipe do Sebrae a fazer a declaração. “Eu não tinha ideia que precisava fazer isso. Liguei na unidade, tive todas as orientações e um horário marcado com a contadora só para mim. Saio muito satisfeita com o atendimento”.

 

A consultoria gratuita está sendo oferecida nesta quinta (11) e sexta (12), à tarde. O atendimento também é feito em outros períodos do ano no Sebrae, que fica na rua Frei Rogério, 415, no Centro.

 

 Texto e fotos: Catarinas Comunicação 

14472708677060.jpg

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | O Momento